A Emirates apresentou novos produtos e serviços voltados a passageiros com deficiência (PCD) durante a 7ª edição da AccessAbilities Expo, realizada no Dubai World Trade Centre. As novidades incluem o lançamento de um Hub de Viagens Acessíveis e Inclusivas, novos produtos sensoriais a bordo, aprimoramentos em processos operacionais e atualizações em recursos de acessibilidade no Aeroporto Internacional de Dubai (DXB).
O Hub de Viagens Acessíveis e Inclusivas reúne informações sobre serviços para diferentes perfis de deficiência, como visual, auditiva, de mobilidade e deficiências ocultas. O portal foi desenvolvido ao longo de um ano e conta com design simplificado, opções de navegação assistiva e recursos como leitores de tela, controle de voz e comandos por teclado.
Também é possível acessar informações por etapas da viagem — antes do voo, embarque, conexão e chegada — e por necessidades específicas, como solicitação de assistência especial, uso de cadeira de rodas ou viagens com crianças e gestantes.
A companhia também passou a disponibilizar produtos sensoriais e fidget toys a bordo, a partir de novembro de 2025. Os itens incluem brinquedos de borracha em formato de aeronave e cubos sensoriais, voltados a passageiros neurodivergentes ou que sintam desconforto durante o voo.
Na Classe Executiva, a Emirates implementou uma nova capa de colchão que se fixa ao assento, dispensando recolhimento antes do pouso e oferecendo mais estabilidade a passageiros com mobilidade reduzida.
O sistema de entretenimento a bordo, ice, também recebeu novos recursos de acessibilidade. O catálogo agora inclui mais de 600 filmes com legendas e 200 com audiodescrição. Os fones de ouvido são compatíveis com aparelhos auditivos ajustados na posição “T”. Há ainda 30 canais com conteúdos voltados ao bem-estar, como sons e meditações.
No Terminal 3 do Aeroporto de Dubai, o corredor inteligente foi reformulado com design sem barreiras e tecnologia biométrica ajustável, permitindo deslocamento independente a PCD. Os quiosques de autoatendimento foram adaptados com conversão de texto em voz, recursos em braile e comandos táteis, além de ajuste automático de altura.
A companhia afirma que as ações fazem parte de uma estratégia para ampliar a acessibilidade no transporte aéreo. Desde março de 2025, a Emirates conta com um Escritório de Acessibilidade e Inclusão e se tornou a primeira companhia aérea certificada para atendimento a pessoas com autismo. Mais de 35 mil colaboradores já receberam treinamento voltado a passageiros neurodivergentes, e a iniciativa “Ensaio de Viagem” foi implementada em 17 países para auxiliar no preparo de clientes antes do embarque.
Além das novidades para o atendimento a PCD, a Emirates também mantém parcerias com entidades internacionais, grupos de passageiros e órgãos reguladores, com o objetivo de promover práticas mais inclusivas em toda a cadeia de viagens aéreas.