BRL - Moeda brasileira
EUR
6,42
USD
5,53
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

United Airlines estreia primeiro voo comercial com Wi-Fi Starlink

Com o voo 2940 entre Newark e Houston, companhia inaugura nova era de internet em alta velocidade nas alturas; serviço será gratuito para membros MileagePlus

A United Airlines marcará um momento histórico nesta quarta-feira (15 de outubro), ao realizar o primeiro voo comercial equipado com Wi-Fi via Starlink, tecnologia de internet de alta velocidade e baixa latência desenvolvida pela SpaceX. O marco acontecerá no voo 2940, que parte de Newark (Nova York) com destino a Houston, a bordo de um Boeing 737-800.

Com isso, a companhia aérea se torna a primeira grande transportadora dos Estados Unidos a oferecer conectividade de padrão doméstico em voos de linha principal, com acesso disponível tanto em dispositivos pessoais quanto nas telas de entretenimento de bordo. A previsão da United é instalar até 15 aeronaves 737-800 por mês, totalizando 2.940 antenas Starlink em sua frota — número que coincide com o do voo inaugural do serviço.

Conectividade em alta altitude

Durante o voo, mais de 170 passageiros poderão usufruir da mesma velocidade de internet que possuem em casa, realizando transmissões ao vivo, acessando serviços de streaming, fazendo compras online, jogando ou trabalhando em tempo real.

“Estamos comprometidos em elevar o padrão quando se trata da experiência a bordo, e com o Starlink, estamos mudando a forma como as pessoas voam. Seja assistindo a um jogo ao vivo, acompanhando uma premiação ou trabalhando, os clientes da United não perderão nenhum momento estando a bordo de um voo equipado com Starlink”, afirmou David Kinzelman, diretor de Experiência do Cliente da United.

O serviço será gratuito para os membros do programa MileagePlus, e os passageiros serão notificados previamente quando o voo estiver equipado com a tecnologia.

Um novo padrão para a experiência de voo

Com o Starlink, a United promete eliminar os antigos problemas de instabilidade do Wi-Fi em voos, proporcionando navegação sem interrupções. Entre os diferenciais destacados pela companhia estão:

  • Transmissão ao vivo: acesso direto a serviços de streaming sem atrasos ou necessidade de downloads prévios.

  • Colaboração em tempo real: envio e edição de documentos na nuvem e reuniões virtuais a 30 mil pés de altitude.

  • Jogos online: experiência fluida, com baixa latência.

  • Compras digitais: possibilidade de realizar reservas e compras durante o voo.

  • Conexão em múltiplos dispositivos: acesso simultâneo em telas do assento, smartphones, tablets e laptops.

Expansão e satisfação do passageiro

O primeiro voo regional da United com Starlink foi lançado em maio de 2025, e mais da metade da frota regional já está equipada com a tecnologia. As avaliações iniciais foram amplamente positivas: 90% dos clientes destacaram a qualidade e estabilidade da conexão.

A companhia pretende expandir o serviço para outras aeronaves até o fim de 2025, alinhando o projeto ao seu plano de oferecer mais de 300 mil telas individuais de entretenimento — a maior quantidade entre as companhias aéreas dos EUA.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    ITB Asia

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS