BRL - Moeda brasileira
EUR
6,42
USD
5,53
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

MICE Experience Rio 2025 reúne líderes e inspira o trade

Promovido pela Resorts Brasil, evento no Marriott Courtyard Barra da Tijuca discutiu inovação e o papel humano na construção de experiências transformadoras no segmento MICE

A Resorts Brasil promoveu, no último dia 7 de outubro, o MICE Experience Rio 2025, encontro que reuniu gestores de resorts, agências e profissionais de hospitalidade no Marriott Courtyard Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A manhã foi marcada por palestras inspiradoras e reflexões sobre inovação, propósito e criatividade na indústria de eventos, em uma programação que conectou líderes e especialistas do turismo corporativo.

“O MICE Experience é uma iniciativa que ocorre em São Paulo e Rio de Janeiro, fortalecendo a presença da Resorts Brasil junto aos organizadores de eventos, importantes propulsores do nosso setor. Esse contato direto é essencial para ampliarmos conexões, inspirarmos novas práticas e valorizarmos o papel dos resorts na cadeia do turismo corporativo”, destacou Marcelo Picka Van Roey, presidente do Conselho da Resorts Brasil.

Linguagem, propósito e a origem da inovação

A abertura do evento ficou por conta de Fábio Gandour, cientista e referência em inovação, com a palestra “Liderança Criativa na Indústria de Eventos”. De forma provocativa, ele ressaltou o papel da linguagem como elemento essencial da inteligência humana.
“A melhor [senão a única!] forma de construir, capturar, armazenar e distribuir o que a inteligência é capaz de criar é a linguagem. Ela pode ser escrita, falada, desenhada, cantada ou gritada, não importa”, afirmou.

Gandour defendeu que a inovação nasce da comunicação, da clareza de propósito e do repertório simbólico de cada indivíduo. “A inovação não está apenas em criar algo novo, mas em dar novo significado ao que já existe. É sobre enxergar o óbvio com um olhar diferente”, pontuou.

Para o pesquisador, a verdadeira transformação acontece quando há curiosidade, empatia e colaboração. “Inovar é um verbo coletivo. Sozinho, você até tem ideias, mas é com o outro que você constrói impacto”, completou.

O futuro dos eventos e o papel humano na tecnologia

Na sequência, Luis Justo, CEO do Rock in Rio, apresentou o painel “O Futuro dos Eventos: Experiência, Tecnologia e Hospitalidade”, destacando que as inovações mais relevantes nascem de dois pilares: necessidade e propósito.

O executivo compartilhou bastidores de momentos emblemáticos da história do festival, como a criação dos dutos subterrâneos de cerveja em 1985, um exemplo de inovação por necessidade, e a iluminação da plateia, um marco de inovação por propósito. “Ampliar repertório, definir claramente sua proposta de valor e exercitar a curadoria são os caminhos para inovar com propósito e coerência”, afirmou Justo.

Ele também comentou sobre o uso de inteligência artificial e ferramentas criativas na produção de eventos, ressaltando que a tecnologia deve servir à criatividade humana, não substituí-la. “A pessoa que dominar as ferramentas e tiver a capacidade de sonhar será aquela que vai se destacar. A tecnologia é um meio; o propósito, o norte”, destacou.

Para o CEO, inovar exige coragem moral e disposição para sair da zona de conforto. “É curioso que a coragem física seja tão comum no mundo, mas a coragem moral seja tão rara”, disse, citando Mark Twain.

Resorts Brasil e o compromisso com a inspiração e o aprendizado

Encerrando a programação, Aline Curti, coordenadora de Feiras e Eventos da Resorts Brasil, destacou que o MICE Experience reforça o papel da entidade em promover conteúdo relevante, conexões qualificadas e inspiração para o setor. “Nosso propósito é promover experiências transformadoras que inspirem gestores e estimulem novas formas de pensar. Trazer nomes como Fábio Gandour e Luis Justo é uma forma de provocar reflexões e fortalecer o papel dos resorts brasileiros como protagonistas no segmento MICE”, afirmou.

O evento se estendeu até as 14h, com almoço e rodada de negócios entre gestores e resorts associados. Participaram nomes como Costão do Santinho, Club Med, Wish, Mabu, Enotel, Fazzenda Park, Hot Beach, Tauá, Aviva, Tivoli Ecoresort Praia do Forte, entre outros.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    ITB Asia

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS