A Accor, referência global em hospitalidade e reconhecida por suas práticas de sustentabilidade, deu mais um passo em direção à inovação ambiental. A rede lançou um projeto piloto no restaurante Greem, do Novotel São Paulo Morumbi, que calcula e exibe a pegada de carbono de cada prato do cardápio. A iniciativa, inédita na hotelaria brasileira, visa conscientizar os consumidores sobre o impacto ambiental de suas escolhas alimentares, combinando tecnologia, transparência e responsabilidade ambiental.
Desenvolvido em parceria com a startup Fullsoon, o projeto utiliza inteligência artificial para analisar todo o ciclo de vida dos ingredientes — desde a produção e transporte até o preparo final — e determinar a quantidade de CO₂ emitida por refeição. Com base nesses dados, o cardápio exibe cinco selos de cores diferentes, que indicam a faixa de emissões: verde (menos de 500g), verde claro (500g a 1kg), laranja (1kg a 2kg), vermelho claro (2kg a 3kg) e vermelho escuro (acima de 3kg).
Além de informar os consumidores, o sistema oferece insights para os chefs aprimorarem suas receitas, priorizando ingredientes e métodos de preparo que gerem menos impacto ambiental. “A Accor tem orgulho de ser pioneira em iniciativas que unem hospitalidade e responsabilidade ambiental. Este projeto é mais um passo no nosso propósito de liderar transformações positivas, mostrando que é possível proporcionar experiências gastronômicas de alta qualidade oferecendo informações para que o consumidor faça escolhas mais conscientes”, afirma Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Institucionais da Accor Américas.
Sustentabilidade com sabor e propósito
O projeto faz parte da estratégia global de sustentabilidade da Accor, que busca reduzir 46% das emissões diretas e indiretas até 2030. Entre as medidas, estão o aumento de opções vegetarianas e veganas nos cardápios, a substituição de proteínas animais por alternativas plant-based e o incentivo ao bem-estar animal.
De acordo com pesquisa da Universidade de Oxford, dietas à base de plantas podem reduzir em até dois terços a pegada de carbono dos alimentos. Atualmente, 72% dos hotéis da Accor nas Américas já oferecem pratos plant-based, e no restaurante Greem, 35% dos pedidos são desse tipo.
“Na Fullsoon, nossa missão é ajudar os setores de hospitalidade e serviços de alimentação a medir e reduzir sua pegada de carbono. A parceria com a Accor no restaurante Greem é uma oportunidade fantástica para demonstrar como iniciativas de sustentabilidade baseadas em dados podem gerar impacto real, desde a redução de emissões nas cozinhas até o incentivo de um consumo mais responsável”, destaca Hassan-Ali Chaudhary, CEO da Fullsoon.
Expansão e estreia internacional
Com resultados promissores em São Paulo, a Accor já planeja expandir o projeto. A próxima parada será Belém (PA), durante a COP 30, o maior evento climático do mundo, onde a rede apresentará oficialmente o cardápio com o cálculo de pegada de carbono.