BRL - Moeda brasileira
EUR
6,42
USD
5,53
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Brasília sediará seminário sobre gestão turística dos patrimônios mundiais brasileiros

Evento promovido pelo Ministério do Turismo e OCBPM discutirá sustentabilidade, preservação e inclusão social em destinos reconhecidos pela Unesco

O Ministério do Turismo (MTur) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) promovem, nos dias 4 e 5 de novembro, em Brasília (DF), o Seminário e Oficina Gestão Turística do Patrimônio Mundial, iniciativa voltada à discussão de estratégias de conservação, valorização cultural e desenvolvimento sustentável dos sítios reconhecidos pela Unesco no Brasil. O evento contará com a participação de especialistas, gestores públicos e lideranças do setor turístico e cultural, reforçando o compromisso nacional com a preservação e o uso responsável desses territórios.

A ação integra uma cooperação técnica com a Unesco e conta com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O objetivo é estimular a troca de experiências entre cidades que abrigam patrimônios mundiais, fortalecer a governança interinstitucional e promover o turismo como ferramenta de inclusão social e valorização comunitária.

Turismo sustentável como vetor de preservação

De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o encontro representa um passo decisivo para integrar políticas públicas de turismo, cultura e meio ambiente. “Nosso objetivo é claro: proporcionar, nos sítios reconhecidos como patrimônios, o acesso da sociedade, fomentar e fortalecer o turismo sustentável. Mais que isso: garantir uma agenda de convergência entre cultura, meio ambiente, desenvolvimento urbano e turismo, preservando e valorizando o conhecimento de povos e comunidades tradicionais e populações locais”, afirma.

O Ministério do Turismo coordena o Comitê Interministerial de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, que reúne diversas pastas do governo federal, como os ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, das Cidades e da Cultura, além da Embratur, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A atuação integrada busca fortalecer a preservação ambiental e cultural e criar modelos de visitação turística sustentável.

Patrimônios brasileiros ganham destaque global

Atualmente, o Brasil abriga 25 patrimônios mundiais naturais e culturais, entre eles o Centro Histórico de Salvador (BA), o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e a Cidade Histórica de Ouro Preto (MG), além dos ícones naturais Parque Nacional do Iguaçu (PR) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE).

Nos últimos anos, o país ampliou sua representatividade global com o reconhecimento de dois novos sítios pela Unesco: os Lençóis Maranhenses (MA) e o Cânion do Peruaçu (MG), ambos celebrados por sua singularidade natural e importância ambiental. Esses avanços reforçam o protagonismo do Brasil no cenário do turismo sustentável e de conservação.

Gestão eficiente para o futuro dos destinos

A boa administração da visitação turística nesses locais é considerada essencial para assegurar que a exploração econômica caminhe lado a lado com a preservação ambiental e o respeito cultural. Nesse sentido, o seminário busca criar diretrizes práticas para que municípios e gestores adotem modelos sustentáveis de gestão turística, que garantam benefícios sociais e econômicos duradouros para as comunidades locais.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas no portal do Ministério do Turismo. O encontro promete fortalecer a integração entre os diversos atores públicos e privados e consolidar o papel do Brasil como referência em gestão responsável do patrimônio mundial.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS