Fortaleza (CE) – O Brazil Travel Market (BTM) 2025 começou oficialmente nesta quinta-feira (23), no Centro de Eventos do Ceará, reafirmando o protagonismo de Fortaleza como um dos principais polos turísticos do país. Organizado pela BBC Eventos, o encontro chega à 14ª edição com expectativa de reunir cinco mil profissionais do trade e apresenta uma programação que reflete o atual cenário de expansão do turismo cearense e o fortalecimento da conectividade internacional.
A mesa da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: Breno Mesquita e Claudio Júnior, CEOs da BBC Eventos, organizadora do evento, além de Ana Carla Moura (Ministério do Turismo), Eduardo Bismarck (Secretaria de Turismo do Ceará), Denise Carrá (Secretaria de Turismo de Fortaleza), Sáskia Freire Lima de Castro (Embratur), Aldo Siviero (Fenactur), Manoel Linhares (ABIH), Marcos Pompeu (Fecomércio-CE), Márcia Pinheiro (Abav-CE), Marina Marinho (Fornatur), Ítalo Mendes (Anseditur) e Joaquim Cartaxo (Sebrae-CE).
Em sua fala, Claudio Júnior, agradeceu aos participantes, parceiros e imprensa por estarem presenciando mais uma edição do evento. “Não e uma tarefa fácil, é um trabalho de formiguinha que a gente faz ao longo de 12 meses para viver em 48 horas. Essa força que nos move é inspirada em um princípio atemporal, o de entregarmos nosso melhor”, pontuou o CEO.
Assim como o sócio, Breno Mesquita também agradeceu à equipe que viabiliza a realização do evento e ressaltou a relevância do evento para as agências do Norte/Nordeste. “O BTM, sem dúvida alguma, é o maior evento de turismo B2B das regiões Norte e Nordeste que, juntas, representam cerca de 35% da população do país. Isso reforça a relevância do evento a nível nacional e internacional”, afirmou.
Entre janeiro e agosto deste ano, o Ceará recebeu 69,6 mil turistas estrangeiros em voos diretos, crescimento de 29,6% em relação a 2024, segundo dados da Embratur. O resultado confirma o estado como porta de entrada estratégica para o Nordeste, impulsionado pela diversificação de rotas e pelo aumento da oferta aérea. Mesmo fora da alta temporada, Fortaleza figura entre os destinos mais procurados do país, ocupando o quarto lugar em buscas por voos e o sétimo em hospedagens, conforme levantamento do Kayak.
“Sem dúvida, uma das maiores alegrias do BTM é investir na capacitação de agentes de viagens. Contamos com apoio de caravanas que nos aproximam de agências localizadas em cidades que ainda não tem uma malha aérea tão fortalecida, representando também uma oportunidade para aqueles que não podem participar de feiras realizadas no Sul e Sudeste” frisou Mesquita.
A feira, que conta com 175 estandes de marcas nacionais e internacionais, reúne operadoras, companhias aéreas, redes hoteleiras e fornecedores de tecnologia de 10 países. Além das rodadas de negócios e capacitações, o evento traz duas grandes novidades: a presença de buyers internacionais de Colômbia, Espanha, Itália e Paraguai, em parceria com a Embratur e apoio da Iberia, e uma área de conteúdo dedicada ao turismo corporativo, com curadoria da Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev).
Segundo Breno Mesquita, o momento é propício para ampliar conexões e fortalecer o papel de Fortaleza como destino de referência. “Fortaleza vive uma fase importante de crescimento e consolidação como vitrine do turismo brasileiro. O BTM traduz essa evolução e se posiciona como um espaço de oportunidades, negócios e aprendizado para todo o setor”, afirma.
A abertura contou ainda, com a tradicional cerimônia de homenagens a personalidades do turismo brasileiro, reforçando o papel do evento como um encontro que celebra não apenas negócios, mas também o legado de quem impulsiona o setor. Confira nesta matéria quem foram os 14ª edição do BTM.
O Brasilturis participa da 14ª edição do BTM com proteção Affinity Seguros e apoio da Mundi Executive Transport e Azul Linhas Aéreas.