Fortaleza (CE) – O Brasil caminha para encerrar 2025 com o melhor desempenho de sua história em turismo internacional. A projeção foi feita por Sáskia Freire Lima de Castro, gerente da Embratur, durante a cerimônia de abertura do Brazil Travel Market (BTM), realizada nesta quinta-feira (23), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Representando o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, Sáskia destacou que o país já ultrapassou 7,1 milhões de visitantes estrangeiros até setembro, superando a barreira dos 6 milhões mantida por mais de uma década.
Segundo ela, o Brasil apresentou um crescimento de 48,2% nas chegadas internacionais no primeiro semestre, enquanto a média mundial ficou em torno de 5%, de acordo com dados da Onu Turismo. “O mundo quer conhecer o Brasil. Estamos vivendo um momento histórico, fruto de uma atuação conjunta entre Embratur, estados, municípios e o trade turístico”, afirmou.
Durante o discurso, a executiva – cearense e formada em Turismo pela Universidade de Fortaleza – ressaltou o simbolismo de retornar ao estado natal para representar a Agência em um dos principais eventos do calendário B2B de turismo do país. “Voltar ao Ceará e ver o crescimento do turismo local é motivo de orgulho. O BTM é um exemplo de como o trabalho colaborativo gera resultados reais para o Brasil”, afirmou.
Sáskia também enfatizou que 94% dos turistas estrangeiros avaliaram como boa ou excelente a experiência no país, segundo pesquisa recente realizada pela Embratur em parceria com a Visa e o Instituto X. A hospitalidade, a qualidade da hotelaria e a gastronomia foram os pontos mais elogiados pelos visitantes.
A representante da Embratur destacou ainda o fortalecimento da conectividade aérea internacional, os novos programas de apoio à promoção turística e as ações baseadas em dados e inteligência de mercado. “Estamos investindo em campanhas segmentadas, ampliação de voos e parcerias estratégicas, como o lançamento da marca Nordeste durante a FIT Argentina. Tudo isso reforça o protagonismo do Brasil no cenário global”, completou.
Por fim, Sáskia pontuou que o crescimento acelerado traz novos desafios. “A expectativa é superar já em 2025 a meta estabelecida para 2027. Para isso, precisamos trabalhar juntos, garantindo infraestrutura, segurança e qualidade de serviços. O turismo é responsabilidade de todos nós”, concluiu.