Com o compromisso de aprimorar a comunicação e garantir suporte mais rápido e eficiente aos parceiros do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), o Ministério do Turismo (MTur) lançou um canal exclusivo de atendimento via WhatsApp. A nova ferramenta, disponível no número (61) 2023-7261, vai centralizar informações e atender demandas relacionadas ao PRT, como o Mapa do Turismo Brasileiro, Categorização, Governanças e Planos de Desenvolvimento Territorial do Turismo.
O canal é destinado a interlocutores estaduais, Instâncias de Governança Regional (IGRs), Conselhos Municipais de Turismo, gestores municipais, representantes do trade turístico, organizações do terceiro setor e demais parceiros que atuam na implementação das políticas públicas do setor em todo o país.
Cristiane Leal Sampaio, secretária Nacional de Políticas de Turismo, destaca o impacto da iniciativa. “A modernização da gestão pública passa por ferramentas que aproximem o governo da sociedade e dos gestores locais. Esse canal nasce para fortalecer a regionalização e apoiar os municípios brasileiros na construção de destinos mais estruturados, inovadores e sustentáveis. Estamos investindo em apoio técnico, diálogo e inteligência para que o turismo continue sendo um vetor de desenvolvimento em todas as regiões do país”, declara.
Já Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, ressalta que o canal reforça o compromisso do governo em fortalecer a gestão descentralizada no turismo.
“A regionalização é uma das bases para o desenvolvimento turístico do Brasil. Com esse canal direto, queremos aproximar ainda mais o MTur dos gestores locais, garantindo orientação qualificada, respostas mais rápidas e maior integração entre estados, regiões e municípios. Nosso objetivo é apoiar quem está na ponta, onde o turismo acontece, e contribuir para que os destinos estejam cada vez mais preparados e competitivos”, explica.
O canal começará a funcionar já na próxima semana. Além do WhatsApp, a iniciativa contará com materiais de divulgação institucionais e ações de comunicação integradas com as redes estaduais, regionais e municipais do PRT, ampliando o alcance da informação e reforçando a estratégia de governança participativa do turismo brasileiro.


 






