O Afroturismo no Brasil é um convite à valorização da herança africana, ao reconhecimento da contribuição essencial da população negra na construção da identidade brasileira e à celebração dos espaços de memória, resistência e ancestralidade. É uma forma de reconectar-se com o passado, afirmar o presente e projetar um futuro mais justo e representativo.
De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), promover o Afroturismo é uma das prioridades da atual gestão da pasta, por meio do Programa Rotas Negras, instituído pelo Decreto nº 12.277/2024. A iniciativa tem como objetivo fomentar o Afroturismo no país, impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades negras e valorizar a cultura afro-brasileira em âmbito nacional e internacional.
Na página oficial do MTur, encontram-se um guia com 44 roteiros e experiências turísticas afrocentradas ofertadas ou protagonizadas por afroempreendedores em diversas regiões do país.
Saiba mais sobre como o turismo pode atuar como instrumento de promoção da igualdade racial, valorização cultural e inclusão. A partir desse conhecimento, fortalecem-se destinos, empreendimentos e roteiros que protagonizam a economia negra no turismo.
Confira o Guia do Afroturismo no Brasil do MTur.

