BRL - Moeda brasileira
EUR
6,19
USD
5,39
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Porto de Santos inaugura sala da Guarda Portuária para maior segurança na temporada de cruzeiros

Estrutura modernizada no terminal do Concais conta com sistema de controle de acesso de última geração e marca início das operações para o verão 2025/2026

A Autoridade Portuária de Santos (APS) inaugurou, nesta quinta-feira (30), a nova sala da Guarda Portuária (Gport), instalada no terminal de passageiros do Concais. A estrutura modernizada faz parte das ações de preparação para a temporada de cruzeiros 2025/2026, que foi oficialmente iniciada no domingo (2), com a chegada do MSC Preziosa ao Porto de Santos.

O novo espaço — que havia sido utilizado de forma provisória na temporada anterior — foi ampliado e reequipado, passando a contar com um sistema de controle de acesso de última geração. O objetivo é garantir maior eficiência e segurança nas operações de fiscalização e circulação de pessoas na área portuária, especialmente durante o período de maior movimento do ano, quando Santos se consolida como o principal ponto de embarque de cruzeiristas no Brasil.

De acordo com Wagner Pinheiro, superintendente da Gport, a ampliação da estrutura representa um avanço importante para o trabalho operacional e para a experiência de quem passa pelo terminal. “Esta sala vai trazer mais comodidade para que os guardas prestem o melhor serviço aos passageiros, às tripulações dos navios e demais profissionais que têm acesso ao cais e às embarcações”, afirmou.

Estrutura moderna e operações integradas

Com a inauguração, a Guarda Portuária passa a operar de forma ainda mais integrada ao Concais, arrendatário responsável pelo controle de embarque e desembarque de passageiros. A Gport, por sua vez, assume a fiscalização de acesso de tripulantes, fornecedores e prestadores de serviço, reforçando os protocolos de segurança e garantindo fluidez nas operações portuárias.

Para o diretor de Operações da APS, Beto Mendes, o investimento é um reflexo do compromisso do Porto de Santos com a eficiência e a excelência em serviços. “Este é mais um equipamento de grande importância entregue à Guarda Portuária. Com certeza teremos uma grande temporada de cruzeiros este ano”, destacou o executivo.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades e representantes do setor portuário, incluindo o gerente de Operações do Concais, Javier Carnevale, auditores da Receita Federal e membros da Gport. Também participou do evento a delegada Martha Vergine, titular da 5ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), da Polícia Civil, que ressaltou a relevância do trabalho realizado pela Guarda Portuária. “O trabalho da Guarda Portuária é exemplar. Nós costumamos dizer que, se a área portuária fosse um bairro, seria o maior de Santos e teria os menores índices de criminalidade. Aqui o crime não se cria”, afirmou.

Expectativas para a temporada

A temporada 2025/2026 promete ser uma das maiores dos últimos anos, com crescimento no número de navios e passageiros esperados para embarque em Santos. Além de reforçar a segurança, a nova estrutura garante agilidade no controle de fluxos, aspecto essencial para o bom funcionamento das operações durante os meses de maior demanda.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    Festuris

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS