Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a iniciativa posiciona o País como referência internacional em ecoturismo e reforça a importância da conservação ambiental associada ao desenvolvimento econômico e cultural das comunidades locais.
“As pessoas querem viajar com sentido e viver algo que toque de verdade. O Brasil tem esse poder de emocionar, acolher, e transformar. Nossos parques são mais que paisagens lindas. Eles guardam histórias, culturas e modos de vida de quem vive da terra. Com essa iniciativa, colocamos esses territórios no centro da nossa estratégia internacional, mostrando que é possível conservar a natureza, gerar renda, criar oportunidades e encantar o turista. É esse Brasil que queremos revelar ao mundo”, afirma Freixo.
Roteiros
O portal apresenta sete roteiros que combinam biodiversidade, cultura e atividades ao ar livre. Os dois primeiros, Parques da Rota das Emoções e Parques da Amazônia Central, são os pioneiros do projeto. Os itinerários foram definidos com base em critérios técnicos, como conectividade, estrutura de atendimento e disponibilidade de informações turísticas, garantindo uma experiência acessível e completa.
O primeiro trajeto, Parques da Rota das Emoções, percorre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, conectando natureza e cultura em cenários emblemáticos do Nordeste. O roteiro inclui o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e o Parque Nacional de Jericoacoara, reconhecidos pela Unesco como patrimônios naturais e pela integração entre comunidades e meio ambiente.
O segundo itinerário, Parques da Amazônia Central, abrange o Parque Nacional de Anavilhanas, o Parque Nacional do Jaú, a Reserva Florestal Adolpho Ducke e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá. Localizados no estado do Amazonas, esses destinos proporcionam experiências como navegações por arquipélagos fluviais, estadias em ecolodges, trilhas por igarapés e vivências culturais com comunidades indígenas e ribeirinhas.
Em breve, outros cinco roteiros serão adicionados, representando todas as regiões do país, do Cerrado aos cânions do Sul, das montanhas do Espírito Santo às trilhas ancestrais dos povos originários, compondo um mosaico da diversidade natural e cultural brasileira.
A proposta marca uma nova etapa na promoção global do turismo de natureza, oferecendo ao público internacional vivências com propósito, impacto positivo e conexão real com o território.
Parceria
O portal Natural Parks é resultado de uma parceria entre a Embratur e o Instituto Semeia, organização filantrópica e sem fins lucrativos que atua no fortalecimento do desenvolvimento sustentável de parques e unidades de conservação. A colaboração une conservação ambiental, fortalecimento de economias locais e valorização de saberes tradicionais.
“Somamos hoje cerca de 16 milhões de visitas a parques nacionais e estaduais, mas podemos chegar, de forma sustentável, até 56 milhões de visitas ao ano. O turismo em parques proporciona experiências únicas, bem-estar, além de gerar emprego, renda e conservação ambiental nesses territórios. Fortalecer a visitação dos nossos parques para turistas estrangeiros é uma forma de posicionar o Brasil como potência global para o ecoturismo e apresentar ao mundo o nosso povo e a nossa natureza”, afirma Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia.
Feel Brasil
A novidade se integra ao Feel Brasil, iniciativa criada pela Embratur e pelo Sebrae Nacional, que reúne 101 experiências turísticas em todo o país. A proposta destaca vivências conduzidas por empreendedores locais e iniciativas de conservação e valorização cultural.
Mais de 70% das experiências são oferecidas por micro e pequenas empresas, 59% são lideradas por mulheres e mais de 80% têm foco em inclusão social, diversidade e sustentabilidade. O Feel Brasil foi finalista dos prêmios Skift IDEA Awards 2025 (People & Community) e City Nation Place Awards 2025, consolidando o reconhecimento internacional da força humana e criativa que impulsiona o turismo brasileiro.
Plano Brasis
A nova plataforma integra, ainda, o Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae. Com base nos pilares inovação, diversidade e sustentabilidade, o plano orienta a promoção global do Brasil como um destino de experiências autênticas, inclusivas e transformadoras.
Mais do que divulgar paisagens, a iniciativa reforça a visão de um país que promove o turismo como ferramenta de conservação, inclusão e conexão entre natureza, cultura e humanidade.
Acesse o portal de Parques Naturais da Embratur.






