São Paulo (SP) – A Iberia Linhas Aéreas anunciou que passará a oferecer Wi-Fi gratuito de alta velocidade em todas as suas rotas, de curta e longa distância. A novidade será possível graças a um acordo firmado entre o grupo IAG, controlador da companhia, e a Starlink, empresa de internet via satélite desenvolvida pela SpaceX.
O serviço estará disponível para passageiros de todas as classes — Econômica, Econômica Premium e Executiva — e será implementado a partir de 2026. Segundo a empresa, a tecnologia da Starlink utiliza uma rede global de satélites em órbita baixa, o que permitirá conexão estável durante todo o voo, inclusive em regiões remotas.
O sistema poderá oferecer velocidades de até 450 Mbps para download e 70 Mbps para upload, possibilitando atividades como videoconferências, uso de redes sociais e streaming de conteúdo.
Aposta em experiência
Durante apresentação à imprensa, em que apresentou o plano estratégico para o Brasil, Ramiro Sequeira, diretor de Operações (COO) da Iberia, destacou que o projeto de Wi-Fi gratuito reflete a busca da companhia por aprimorar a experiência de viagem.
“O grupo IAG acaba de comunicar o acordo com a Starlink, que permitirá que todos os viajantes da Iberia, tanto em rotas de curta quanto de longa distância, tenham alta conectividade a bordo. É um serviço como o que temos em nossas casas, e será implementada em toda a frota do grupo”, garante o executivo.
O projeto integra o Plano de Voo 2030 do grupo IAG, que prevê investimento de 6 bilhões de euros em digitalização, inteligência artificial e inovação tecnológica, incluindo a criação da chamada “Cidade Iberia”, centro voltado ao desenvolvimento de soluções aeronáuticas.
“Queremos continuar a crescer para investir nas nossas pessoas, nos nossos clientes e na inovação. É o círculo virtuoso que orienta nosso plano estratégico”, conclui Sequeira.





