Gramado (RS) – Está iniciada mais uma edição da Festuris, uma das mais relevantes feiras de Turismo B2B da América do Sul. Após um coquetel que reuniu autoridades e e grandes players do mercado, a 37ª edição feira, realizada em Gramado (RS), teve sua abertura oficial nesta quinta-feira (6), com cerimônia realizada no Palácio dos Festivais, que contou com grande público.
Primeiro, tomou conta da audiência uma apresentação artística do Gatzz Dinner Show. Em seguida, subiram ao palco os CEOs do Festuris Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que apresentaram a mesa da cerimônia, composta pelas seguintes autoridades e executivos: Ronaldo Santini (secretário de Turismo do RS), Nestor Tissot (prefeito de Gramado), Pepe Vargas (presidente da Assembleia Legislativa do RS), Carlos Henrique Menezes Sobral (secretário Nacional de Infraestrutura, representando Celso Sabino, ministro do Turismo), Bernardo Cardoso (diretor do Turismo de Portugal no Brasil), Maria Marino (presidente da Fornatur), Alexandre Sampaio (presidente da FBA e diretor da CNC), Marina Figueiredo (presidente executiva da Braztoa), Eliana Lélia da Silva (diretora do Sebrae-RS), João Augusto Machado (presidente da Abav-RS), Aldo Arthur Siviero (presidente da Fenactur), Danilo Barbizan (diretor Comercial da Gol) e Luís Pires, (presidente da Abrajet).
Prêmio Amigo Festuris 2025
Com a mesa devidamente composta, subiram ao palco parceiros da feira para serem condecorados com a premiação Amigo Festuris 2025, que reconheceu alguns dos principais apoiadores do evento — entre eles nomes como Carlos Antunes, diretor da Tap Linhas Aéreas para as Américas, e Roberto de Lucena, secretário de Turismo de São Paulo.
Com todas as premiações e reconhecimentos entregues, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello tomaram a palavra. Os executivos iniciaram comemorando a proporção internacional que a feira tomou em 2025. “Temos mais de 200 buyers do mercado internacional convidados e 64 destinos do exterior como expositores”, destacou Marta.
Reimaginando o amanhã
Marta Rossi aproveitou ainda para explicar o tema da feira em 2025: “Reimaginando o amanhã”. Um dos focos da Festuris será discutir os impactos da Inteligência Artificial no setor e imaginar como se aproveitar desta ferramenta sem perder o toque humano no Turismo.

“São 37 anos de história e estamos aqui para celebrar o passado e, também, para criar novas conexões. Aprender para caminhar no futuro, no amanhã. Para responder a pergunta mais urgente do nosso tempo: como unir a tecnologia e o teto humano para transformar o turismo. Estamos às vésperas da COP30, e o Brasil é o foco das reflexões globais para um turismo sustentável. O amanhã é inegavelmente digital e impulsionado pela inteligência artificial. Entendemos que a inovação exige que usamos essas ferramentas para fortalecer o que é insubstituível: as relações pessoais. Reimaginar o amanhã e trazer para o centro do nosso pensar o ser humano”, disse.
Crescimento e conquistas em 2025
Em relação à edição de 2024, a Festuris conta com um crescimento significativo. São mais de 17 mil inscritos participantes neste ano, o que representa uma alta de 15%. “Mais do que números, o que nos move são as entregas que fazemos. Já estamos trabalhando com o mesmo propósito para o ano que vem. Somos uma plataforma que conecta o mundo e constrói legados”, disse Zorzanello.
A ainda cerimônia destacou algumas conquistas da edição. Em 2025, a Festuris recebeu o Selo X, certificação que valida práticas ESG — tornando-se assim o primeiro evento do brasil a ser contemplado com o selo.
O Brasilturis viaja com proteção da Affinity Seguros.




