Gramado (RS) – Ao som de frevo e com aromas típicos da culinária nordestina, Pernambuco encerrou com grande estilo o roadshow “Naturalmente Incrível – Frevo e Gastronomia”, em um evento animado no mezanino do Festuris, na noite de sexta-feira (7). O encontro, promovido pela Empetur, marcou o fim de uma série de 10 etapas nacionais e 12 internacionais realizadas ao longo do ano e celebrou o sucesso da iniciativa, que uniu capacitação, cultura e sabor para aproximar o trade turístico do estado.

A abertura da noite contou com as boas-vindas de Diogo Beltrão, diretor de Marketing e Comunicação da Empetur, que agradeceu aos parceiros e reforçou a importância da Azul Linhas Aéreas como apoiadora do projeto. “A Azul está com a gente em todos os roadshows. Ela assina junto conosco essas ações de promoção do destino, e não poderia ficar de fora de Pernambuco, onde tem um hub de conectividade no Aeroporto do Recife”, destacou o executivo.
Em seguida, Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, exaltou a proposta do evento e a energia contagiante da equipe pernambucana. “Transformamos o nosso mezanino nesse espaço maravilhoso oferecido por Pernambuco, com gastronomia, música e cultura. É um momento muito interessante, de calor humano, diversidade e celebração do turismo brasileiro”, disse.
Sob o comando do chef Yuri Machado, do restaurante Cajá, e com a apresentação de Danielly Aguiar, diretora de Planejamento e Gestão da Empetur, os convidados participaram de uma cozinha-show interativa, que valorizou a culinária regional. O menu incluiu tartar de peixe fresco como entrada, fava do Agreste como prato principal e cartola do Vale na sobremesa. Durante a preparação do prato principal, os participantes colocaram a mão na massa, guiados pelas instruções do chef. Enquanto isso, a cantora Gerlane Lops, uma das vozes mais conhecidas de Pernambuco, animava o público com apresentações de frevo e forró.

Encerrando o ciclo de eventos, Beltrão celebrou os resultados do projeto. “Estamos muito felizes com o encerramento dessa jornada. Foram 10 cidades no Brasil e 12 no exterior, e capacitamos cerca de 1.600 agentes de viagens”, afirmou. Ele destacou que o formato imersivo foi pensado para fazer o público “sentir Pernambuco de verdade, através da cultura e da gastronomia”.

O diretor também ressaltou o impacto direto das ações no mercado. “Depois da primeira etapa, uma pousada de Maracaípe fechou um pacote de R$ 150 mil com um novo mercado que ainda não conhecia. Isso mostra o quanto o roadshow tem sido um impulsionador real de vendas”, contou.
Com o sucesso da edição 2025, a Empetur já prepara novidades para o próximo ano. “Em 2026, teremos uma nova experiência, com 12 cidades nacionais e 14 internacionais. Vai ser diferente, surpreendente e continuará valorizando o que Pernambuco tem de melhor: sua cultura, seu povo e sua hospitalidade”, adiantou Beltrão.
Pernambuco encerrou roadshow no Festuris reafirmando que, quando se trata de turismo, hospitalidade e alegria, o destino é naturalmente incrível.
O Brasilturis viaja com proteção da Affinity Seguros.

