Gramado (RS) – Lizeth Álvarez Gorosave, diretora executiva comercial do Grupo Xcaret, participou da Festuris 2025 com entusiasmo renovado em relação ao mercado brasileiro. A executiva destacou que o Brasil sempre foi um dos três principais emissores de turistas para o grupo e que a retomada do visto eletrônico, a partir de fevereiro, deve impulsionar novamente a chegada de visitantes ao Caribe mexicano. “Estamos muito felizes em poder receber de novo os brasileiros, que sempre nos elegem para conhecer e desfrutar um pouquinho do México”, afirmou.
O Hotel Xcaret México, voltado para famílias, passou recentemente por uma grande ampliação e agora conta com 1.800 quartos, mais de 20 piscinas e cinco rooftops, além de espaços segmentados por faixa etária. “Hoje o hotel é multigeracional. Temos áreas com atividades específicas para crianças pequenas, adolescentes e também espaços exclusivos para adultos”, explicou Lizeth. Entre as novidades, estão o ‘hotelito chiquitín’, onde as crianças brincam de ser chef, recepcionista ou garçom, e uma discoteca para adolescentes, com bar sem álcool e rooftop próprio.
A executiva ressaltou que todos os empreendimentos seguem o conceito All Fun Inclusive, que integra hospedagem com acesso ilimitado aos oito parques e tours do Grupo Xcaret. “O hóspede pode aproveitar atrações naturais e culturais, como o parque de aventura Xplor, o noturno Xplor Fuego, as atividades de catamarã até Isla Mujeres e Cozumel e as visitas a sítios arqueológicos como Chichén Itzá”, disse.
No campo da gastronomia, Lizeth destacou a presença de mais de 20 chefs estrelados, incluindo nomes com estrelas Michelin, que compõem o coletivo culinário dos hotéis. “Queremos provar que o conceito all inclusive pode ser sofisticado, com uma gastronomia de altíssimo nível”, afirmou. Um dos projetos mais recentes é o Festival Amapachoa, que reúne chefs renomados, oficinas e jantares de autor, celebrando a hospitalidade e a culinária mexicana.
O grupo também vem investindo fortemente no segmento MICE e de casamentos, com capacidade para até 3.500 pessoas em um único salão e diferentes opções de montagem e cenários — desde praias e cavernas até rios subterrâneos. “Nosso objetivo é oferecer experiências únicas, tanto para famílias quanto para eventos e celebrações especiais”, completou.
Apesar da leve queda de 4% na chegada de turistas ao destino, em função da redução de voos, a ocupação dos hotéis Xcaret segue alta, com média de 90%. A expectativa é que a normalização da conectividade aérea com São Paulo e Rio de Janeiro, bem como as parcerias com Gol e Copa Airlines, impulsione novamente o fluxo de brasileiros. “México está pronto, e o Xcaret está mais do que pronto para recebê-los”, finalizou Lizeth.
O Brasilturis viaja com proteção da Affinity Seguro.



