A ClickBus, plataforma digital de vendas de passagens rodoviárias, anunciou um investimento de R$ 74 milhões em marketing para a campanha de alta temporada 2025/2026. A ação, que estreou nesta segunda-feira (10), apresenta uma versão em funk da Sinfonia nº 13, de Mozart, e marca também a inauguração do Espaço ClickBus, no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo (SP). Trata-se do maior investimento em comunicação já realizado pela empresa.
De acordo com dados da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Similarweb, do Google e da própria ClickBus, 60% dos passageiros ainda compram passagens diretamente nas rodoviárias. A campanha, criada pela agência Tech & Soul, propõe uma reflexão sobre esse comportamento, com o jingle “Se dá pra comprar direto no app, por que ainda vão na rodoviária?”, que será veiculado em TV aberta e canais digitais em todo o país.
Segundo Michelle Xavier, diretora de Marketing e Growth da ClickBus, o projeto busca aproximar o público digital do ambiente físico. “A ClickBus nasceu digital e agora amplia sua presença no físico — não por conveniência, mas por estratégia. O Espaço ClickBus no Tietê é o ponto de encontro entre dados, comportamento e experiência real”, afirma.
Espaço ClickBus e tecnologias de IA
O Espaço ClickBus receberá visitantes de 13 de novembro de 2025 a fevereiro de 2026, das 14h às 22h (domingo a sexta) e das 7h às 15h (sábado). Com 109 metros quadrados, o local contará com atividades interativas e distribuição de prêmios. Entre as ações estão uma roleta com R$ 500 mil em prêmios, incluindo vouchers de passagens de até R$ 700 e celulares, além de apresentações musicais e distribuição de snacks.
De acordo com Flavio Waiteman, fundador e CCO da Tech & Soul, a campanha busca reforçar a praticidade do canal digital. “Queremos mostrar que comprar uma passagem pode ser tão fácil quanto dar o play em uma música”, declara.
Pela primeira vez, a ClickBus utilizou inteligência artificial (IA) para coproduzir os materiais de comunicação. Os cenários de gravação, como quartos, cozinhas e praias, foram gerados por IA, reduzindo em 50% os custos de produção em comparação a campanhas anteriores.
A empresa também aplica modelos preditivos de IA da Uncover, plataforma brasileira de automação de marketing, para otimizar a gestão e mensuração dos investimentos em mídia. Além disso, investiu R$ 15 milhões em 2025 em seu ecossistema tecnológico, que inclui um assistente de viagem conversacional e ferramentas de Customer Data Platform (CDP) e CRM Insider para personalizar o relacionamento com clientes.
“Ao unir criatividade, tecnologia e presença física, reforçamos nosso compromisso com a modernização do transporte rodoviário e a evolução digital do setor”, conclui Michelle Xavier.




