BRL - Moeda brasileira
EUR
6,17
USD
5,33
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Embratur leva oito startups brasileiras ao Web Summit Lisboa para impulsionar inovação no turismo

Empresas apoiadas pelo EmbraturLAB participam de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo com soluções em sustentabilidade, dados e novas experiências

A Embratur está apostando na inovação como vetor estratégico para o futuro do turismo brasileiro. A Agência levou oito startups nacionais ao Web Summit Lisboa 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo do mundo, que acontece de 10 a 13 de novembro, na capital portuguesa. A ação faz parte de uma parceria entre Embratur, ApexBrasil e Sebrae, com o objetivo de promover a internacionalização de soluções tecnológicas brasileiras voltadas ao turismo.

As empresas participantes — Bebook, Dexcap (Ribus), Compensei Sustentabilidade, Bio Fábrica de Corais, Vórtex, Greenant, Neurosense e Janoo — foram selecionadas por meio dos programas de inovação “Destino Futuro” e “Pré-AceleraTur”, ambos desenvolvidos pelo EmbraturLAB, o laboratório de inovação da Embratur. As startups apresentarão no estande do Brasil soluções com foco em ESG, inteligência de dados e experiências turísticas personalizadas, reforçando o potencial criativo e tecnológico do país.

Tecnologia e sustentabilidade como marcas do turismo brasileiro

Durante o evento, as empresas terão uma agenda intensa que inclui pitches, mentorias, rodadas de negócios e encontros com investidores internacionais. Na quarta-feira (12), às 11h, o estande brasileiro sediará ainda um encontro de turistechs para fomentar parcerias e trocas entre empreendedores do setor.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa demonstra o compromisso da Agência com a modernização e a inovação no turismo. “Levar nossas oito ‘turistechs’ ao Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, é a prova concreta de que a Embratur está alinhada com o futuro do turismo. Essas startups, incentivadas dentro dos programas de inovação do EmbraturLAB, oferecem soluções de ponta com foco em sustentabilidade, dados e novas experiências. Elas têm todo o potencial para atrair investimento global e ajudar a transformar o nosso setor. É o uso da tecnologia promovendo modernização, inovação e sustentabilidade no turismo”, afirmou.

Diversidade e empreendedorismo feminino em destaque

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a diversidade das startups selecionadas. “Os nossos esforços são sempre em propiciar a inclusão, por isso todas as regiões brasileiras estão representadas na seleção, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, e mais de 50% das startups são lideradas por mulheres. As startups brasileiras movimentaram quase R$ 94 milhões de reais em negócios no Web Summit nos últimos anos. A criatividade do brasileiro é única e hoje o Brasil se posiciona entre os cinco maiores ecossistemas de inovação representados no evento, ao lado de Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos”, ressaltou.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, reforçou o papel da agência na promoção internacional de empresas inovadoras. “O Brasil abriga mais de 20 mil startups e esse número não para de crescer. O país é hoje uma referência em inovação na América Latina, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos setores, que vêm despertando o interesse de investidores e empresas em todo o mundo. A ApexBrasil mantém seu compromisso de apoiar a internacionalização dessas startups, tendo o Web Summit como uma das principais iniciativas para alcançar esse objetivo”, afirmou.

Laboratório de inovação e novos programas

O EmbraturLAB atua para impulsionar um turismo mais competitivo, sustentável e diversificado, com foco em experiências autênticas e geração de valor para o trade turístico. Entre suas principais iniciativas estão o Pré-AceleraTur, realizado em parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ e o Sebrae, que apoia micro e pequenas empresas do setor na adoção de práticas de ESG, e o Destino Futuro, desenvolvido com a Sudene e o Porto Digital, voltado à conexão entre startups e empresas para criar soluções baseadas em inteligência artificial e Big Data

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS