A Embratur está apostando na inovação como vetor estratégico para o futuro do turismo brasileiro. A Agência levou oito startups nacionais ao Web Summit Lisboa 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo do mundo, que acontece de 10 a 13 de novembro, na capital portuguesa. A ação faz parte de uma parceria entre Embratur, ApexBrasil e Sebrae, com o objetivo de promover a internacionalização de soluções tecnológicas brasileiras voltadas ao turismo.
As empresas participantes — Bebook, Dexcap (Ribus), Compensei Sustentabilidade, Bio Fábrica de Corais, Vórtex, Greenant, Neurosense e Janoo — foram selecionadas por meio dos programas de inovação “Destino Futuro” e “Pré-AceleraTur”, ambos desenvolvidos pelo EmbraturLAB, o laboratório de inovação da Embratur. As startups apresentarão no estande do Brasil soluções com foco em ESG, inteligência de dados e experiências turísticas personalizadas, reforçando o potencial criativo e tecnológico do país.
Tecnologia e sustentabilidade como marcas do turismo brasileiro
Durante o evento, as empresas terão uma agenda intensa que inclui pitches, mentorias, rodadas de negócios e encontros com investidores internacionais. Na quarta-feira (12), às 11h, o estande brasileiro sediará ainda um encontro de turistechs para fomentar parcerias e trocas entre empreendedores do setor.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa demonstra o compromisso da Agência com a modernização e a inovação no turismo. “Levar nossas oito ‘turistechs’ ao Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, é a prova concreta de que a Embratur está alinhada com o futuro do turismo. Essas startups, incentivadas dentro dos programas de inovação do EmbraturLAB, oferecem soluções de ponta com foco em sustentabilidade, dados e novas experiências. Elas têm todo o potencial para atrair investimento global e ajudar a transformar o nosso setor. É o uso da tecnologia promovendo modernização, inovação e sustentabilidade no turismo”, afirmou.
Diversidade e empreendedorismo feminino em destaque
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a diversidade das startups selecionadas. “Os nossos esforços são sempre em propiciar a inclusão, por isso todas as regiões brasileiras estão representadas na seleção, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, e mais de 50% das startups são lideradas por mulheres. As startups brasileiras movimentaram quase R$ 94 milhões de reais em negócios no Web Summit nos últimos anos. A criatividade do brasileiro é única e hoje o Brasil se posiciona entre os cinco maiores ecossistemas de inovação representados no evento, ao lado de Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos”, ressaltou.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, reforçou o papel da agência na promoção internacional de empresas inovadoras. “O Brasil abriga mais de 20 mil startups e esse número não para de crescer. O país é hoje uma referência em inovação na América Latina, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos setores, que vêm despertando o interesse de investidores e empresas em todo o mundo. A ApexBrasil mantém seu compromisso de apoiar a internacionalização dessas startups, tendo o Web Summit como uma das principais iniciativas para alcançar esse objetivo”, afirmou.
Laboratório de inovação e novos programas
O EmbraturLAB atua para impulsionar um turismo mais competitivo, sustentável e diversificado, com foco em experiências autênticas e geração de valor para o trade turístico. Entre suas principais iniciativas estão o Pré-AceleraTur, realizado em parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ e o Sebrae, que apoia micro e pequenas empresas do setor na adoção de práticas de ESG, e o Destino Futuro, desenvolvido com a Sudene e o Porto Digital, voltado à conexão entre startups e empresas para criar soluções baseadas em inteligência artificial e Big Data




