BRL - Moeda brasileira
EUR
6,17
USD
5,33
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

HotelDO projeta expansão de eventos e do canal B2B em 2026

Braço B2B do grupo Decolar, HotelDO ampliará o número de edições do Campus e iniciará a venda de cruzeiros como nova vertical em 2026

São Paulo (SP) – Durante o Campus HotelDO 2025, realizado nesta quarta-feira (12) no Laghetto Stilo Hotel, em São Paulo (SP), Márcio Nogueira, diretor-geral da HotelDO,  apresentou um balanço do ano e antecipou novidades para 2026. Segundo ele, 2025 foi um período marcado por inovação, crescimento e integração ao grupo Prosus, que adquiriu o grupo Decolar no primeiro semestre.

“O ano foi incrível pra nós. Primeiro que foi um ano ímpar em termos de novidades, não só no desenvolvimento de plataforma e entregas para os nossos parceiros, mas também porque passamos a fazer parte de um grupo mundial com várias empresas no ecossistema, o que vai nos permitir seguir crescendo e desenvolvendo tecnologia”, afirma o executivo, em entrevista ao Brasilturis.

Nogueira explica que, apesar das expectativas de um cenário econômico mais desafiador, a empresa superou as previsões. “Esperávamos um ano um pouco mais difícil, mas conseguimos superar de forma muito segura, principalmente pelo crescimento e pelo apoio dos agentes de viagens que acreditam no nosso projeto”, declara.

Crescimento e capacitação

Em 2025, a HotelDO capacitou mais de 5 mil agentes de viagens em todo o país, consolidando o foco em formação profissional e fortalecimento do trade. “Finalizamos o ano com aquele sentimento de dever cumprido. Isso nos deixa muito felizes porque sabemos que estamos entregando para o mercado pessoas com maior conhecimento e que proporcionam uma melhor experiência ao cliente final”, salienta.

O executivo destaca ainda que a demanda pelos eventos da marca tem crescido continuamente. “O retorno é tão grande que até temos dificuldade hoje para acomodar todos os parceiros que querem treinar conosco. Falta-nos mão para suprir a necessidade de eventos que o mercado pede”, conta.

Segundo Nogueira, a HotelDO considera os encontros presenciais fundamentais para a troca de informações e o aprimoramento do setor. “Tirar as pessoas de dentro das agências e trazê-las para um ambiente controlado, onde têm atenção e tempo para aprender, é essencial. Pessoas com melhor conhecimento entregam melhor experiência, e isso impacta o turismo nacional como um todo”, pontua.

Novos formatos e expansão regional

O Campus, que chegou à quarta edição em 2025, deve ampliar sua presença em 2026. “Começamos com uma edição por ano, depois duas, subiu para três e agora estamos finalizando o ano com quatro. Para o próximo ano, já temos cinco edições previstas”, revela. O executivo adianta ainda que a próxima etapa levará o evento a novas regiões do país. “Teremos edições no Nordeste e também no Sul, além das tradicionais em São Paulo, Interior e Minas”, complementa.

O portfólio de eventos da empresa também inclui o Summit HotelDO, previsto para ocorrer de 18 a 22 de janeiro, em Orlando (EUA), em parceria com a Universal Resorts. “Será um evento muito interessante, com a participação de 150 agentes de viagens de toda a América Latina. O diferencial será a interação entre agências de diferentes países, o que vai permitir troca de sinergias, entendimentos culturais e experiências”, explica Nogueira.

Novas verticais e fortalecimento tecnológico

Entre as novidades da plataforma, o diretor-geral destaca o início da venda de cruzeiros. “Já finalizamos a assinatura de contrato com as principais armadoras. Acreditamos que até o final de novembro ou começo de dezembro já estaremos comercializando o produto”, informa. “Com isso, completamos praticamente todas as verticais de produtos: traslados, passeios, pacotes, voos, hotelaria e agora cruzeiros”, pontua.

Nogueira lembrou que a empresa lançou mais de 80 melhorias e funcionalidades em 2025, uma a cada cinco dias, em média. O aprimoramento constante da plataforma, segundo ele, é um fator que atrai novos parceiros. “São 300 novas agências por mês, muitas recém-chegadas ao mercado e outras já experientes, que encontram na HotelDO uma parceira para nichos específicos ou novos segmentos de produto”, disse. Atualmente, a base da empresa conta com 8,5 mil agências ativas no Brasil.

Com a incorporação do grupo Decolar pela Prosus, a HotelDO passa a fazer parte de um ecossistema global de tecnologia e inovação. Para Nogueira, a mudança representa uma soma de forças. “Na verdade, não há mudança, e sim sinergia. A HotelDO sempre foi uma empresa inovadora, de movimentos rápidos, e isso tem tudo a ver com a cultura da Prosus. Essa integração soma muito, porque beneficia todo o ecossistema”, reforça.

Ele também destaca a força do mercado nacional dentro do grupo. “Hoje o Brasil representa 42% de todo o negócio do grupo Decolar. Isso mostra o peso do país e o quanto o mercado brasileiro é visto como estratégico”, pontua.

Ações promocionais e canal B2B

Como parte desse esforço, a HotelDO se prepara para sua maior Black Friday até hoje, com o dobro de negociações exclusivas em relação a 2024. “Ontem já tivemos recorde de vendas em um único dia, apenas com os esquentas. Será a maior Black Friday de todos os tempos”, declara Nogueira.

As ações incluem promoções com companhias aéreas, hotéis nacionais e internacionais e campanhas de vendas em diversos segmentos. O canal B2B, foco estratégico da empresa, mantém crescimento anual de 36%. “O mercado brasileiro é prioridade da companhia. É aqui que estão sendo feitas as maiores apostas e onde vemos o maior potencial de desenvolvimento”, finaliza.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS