A indústria de parques e atrações vem se firmando como um importante motor econômico e social no Brasil. Além de movimentar US$ 6,8 bilhões, o setor gera cerca de 142 mil empregos diretos e indiretos, segundo a Associação Global da Indústria de Atrações na América Latina e Caribe (IAAPA). Em toda a região latino-americana e caribenha, o impacto econômico chega a US$ 30,1 bilhões anuais, impulsionado pela criação de mais de 828 mil postos de trabalho.
Com a expansão do segmento, parques e centros de entretenimento se tornaram porta de entrada para milhares de jovens no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades em áreas diversas como engenharia, tecnologia, marketing, sustentabilidade, hospitalidade e segurança. A variedade de funções reflete o caráter multidisciplinar e inovador do setor, que integra criatividade, experiência e tecnologia.
“Muitos jovens dão seus primeiros passos profissionais em um parque de diversões ou em alguma atração relacionada à indústria, onde descobrem que a paixão por entreter pode se transformar em uma carreira. Na IAAPA, acreditamos no poder do primeiro emprego para formar jovens profissionais e construir trajetórias inspiradoras”, afirmou Paulina Reyes, vice-presidente e diretora executiva da IAAPA para a América Latina e o Caribe.
A associação atua ativamente na capacitação e profissionalização da mão de obra do entretenimento por meio de certificações, mentorias e bolsas de estudo promovidas pela Fundação IAAPA. Além disso, oferece um catálogo digital de aprendizagem e o Programa de Mentoria Global, que conecta jovens talentos a especialistas do setor.
No Brasil, os parques temáticos e centros de lazer vêm se consolidando como polos de inovação e formação de profissionais, unindo cultura, tecnologia e sustentabilidade. “Seja em uma montanha-russa ou em um centro de entretenimento, a indústria conta com milhares de profissionais que tornam essa magia possível. Por trás de cada emoção, há especialistas que dedicam seu talento e paixão para proporcionar experiências seguras que vão além da diversão e do entretenimento”, destaca Reyes.




