O BH Airport estima receber mais de 1 milhão de passageiros ao longo de novembro. A projeção é impulsionada pelo feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, com expectativa de crescimento de 9,2% em relação a outubro de 2019, período pré-pandemia. Entre pousos e decolagens, o terminal prevê mais de 9 mil movimentos de aeronaves no mês.
No acumulado do ano, até outubro de 2025, o fluxo de passageiros está cerca de 20% acima do registrado no mesmo período de 2019.
“O feriado de 20 de novembro cai em uma quinta-feira e deverá ter impactos na movimentação do mês, em função da possibilidade de emenda”, afirma Fabiano Reis, gestor de Operações, Segurança e Experiência do Passageiro do BH Airport. “De 19 a 24 de novembro, estimamos a movimentação de mais de 200 mil passageiros, sendo mais de 40 mil apenas no dia de pico, 24 de novembro”, acrescenta.
Para atender ao aumento de demanda, as companhias aéreas programaram 150 voos extras. Entre os destinos mais procurados estão Maceió (AL), Parauapebas (PA), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Curitiba (PR), Vitória (ES) e Goiânia (GO).
Recorde em outubro
O BH Airport registrou 1,18 milhão de passageiros em outubro, o maior volume mensal desde o início da concessão, há 11 anos. O movimento representa alta de 9,3% em relação a outubro de 2024 e de 19,8% frente a outubro de 2019.
O aeroporto segue como o terceiro do País em número de destinos e o segundo em operações domésticas. A malha internacional em novembro inclui Buenos Aires (Argentina), Cidade do Panamá (Panamá), Lisboa (Portugal), Orlando (EUA) e Santiago (Chile). No mercado regional, o terminal mantém ligações com 13 cidades do interior de Minas Gerais.
“Nosso compromisso é fortalecer o BH Airport como hub de conexões, negociando novas rotas diretamente com as companhias aéreas e reforçando nossa vocação para encurtar distâncias e conectar destinos”, declara Rodrigo Côrtes, COO do BH Airport.
Desembarque 1
A reinauguração do Desembarque 1, reformado para aprimorar a circulação e a organização operacional, trouxe uma nova divisão das áreas de chegada. O BH Airport orienta atenção às mudanças: o Desembarque 1 atende exclusivamente a Azul, enquanto o Desembarque 2 recebe passageiros de Gol e Latam.
Quem desembarcar em sala diferente da prevista pode ter dificuldade na retirada de bagagem, precisando se deslocar até a área correta. Passageiros sem bagagem despachada podem utilizar qualquer uma das salas.
A área reformada possui 2 mil metros quadrados, cinco novas esteiras de bagagem, dois conjuntos de banheiros (masculino, feminino, prioritário e fraldário), câmeras e sistemas eletrônicos atualizados, melhorias de climatização, sinalização, elevador, escadas rolantes e espaço para carrinhos de bagagem.

