O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD) chega à 15ª edição em 2025 com uma ampliação significativa de sua duração e da rede de participantes. Idealizado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), o evento, que antes ocorria em apenas um dia e depois passou a ocupar a primeira semana de dezembro, será realizado neste ano de 24 de novembro a 5 de dezembro. O objetivo é ampliar a adesão e reforçar o compromisso do setor com a inclusão. A ação conta novamente com o apoio da Adibra e da Apasg.
Pelo menos 40 parques e atrações de mais de dez estados confirmaram participação, fortalecendo o alcance da iniciativa e reforçando a mensagem de que o entretenimento deve ser acessível a todos. “O DNPD é uma ação de inclusão, que tem o objetivo de dar visibilidade à causa das pessoas com deficiências. Todas as pessoas devem poder ocupar todos os espaços e ambientes da sociedade e os parques e atrações são endereços de alegria e diversão, abertos a todos”, afirma Carolina Negri, presidente executiva do Sindepat.
Durante o período da ação, os parques associados recebem gratuitamente pessoas com deficiências físicas e/ou intelectuais, em visitas organizadas por ONGs e entidades assistenciais parceiras. Em 2024, mais de 13 mil pessoas foram beneficiadas, número que deve ser superado nesta edição, marcada pela forte adesão de novos participantes. Desde 2010, mais de 200 mil visitantes já foram atendidos pelo DNPD.
Entre os estreantes deste ano está o recém-inaugurado AquaFoz, que se junta às demais atrações do Grupo Cataratas – AquaRio, BioParque do Rio e Paineiras Corcovado, no Rio de Janeiro; Marco das Três Fronteiras, no Paraná; e EcoNoronha, em Pernambuco. Também participa pela primeira vez o Parque Três Pescadores, de Aparecida (SP), que receberá visitantes da APAE e de projetos sociais ligados ao Santuário Nacional.
“É uma honra para o Parque Três Pescadores participar, pela primeira vez, do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, promovido pelo Sindepat”, destaca Gabriel Tessara, gerente de Marketing do parque. “Receber essas instituições é mais do que um compromisso com a inclusão, é uma oportunidade de aprendizado, acolhimento e celebração da diversidade. Estamos muito felizes em fazer parte desse movimento que transforma o turismo em um espaço verdadeiramente acessível para todos”, completa.



