A Emirates iniciou uma nova fase de seu amplo programa de retrofit, que agora contempla 111 aeronaves — sendo 60 A380 e 51 Boeing 777 — programadas para receber as mais recentes inovações de cabine da companhia. A partir de agosto de 2026, os passageiros passarão a encontrar produtos inéditos a bordo, incluindo um sistema de entretenimento totalmente imersivo de última geração, telas 4K OLED, novos assentos e conectividade Wi-Fi aprimorada graças à parceria com a Starlink. A modernização integra o maior investimento já realizado pela empresa em atualização de frota.
Upgrade completo em A380 e Boeing 777
Realizado pela Emirates Engineering em parceria com Airbus, Safran, Recaro, Panasonic, Starlink e UUDS, o programa inclui reformas profundas nas cabines, novo design de lounge no A380 e introdução da plataforma Astrova, da Panasonic, que chega como o sistema de entretenimento mais avançado já instalado na frota da Emirates. A companhia reforça que a modernização busca garantir uma experiência consistente entre aeronaves recém-entregues e modelos já em operação.
Segundo Sir Tim Clark, presidente da Emirates Airline, o retrofit reforça a promessa da marca de entregar excelência em todas as viagens. “O programa de retrofit da Emirates visa elevar continuamente os padrões em toda a nossa frota. Trabalhando com nossos parceiros de longa data, estamos levando este compromisso um passo adiante, com o objetivo de entregar consistência de produto em escala e tornar nossos portos mais eficientes”, afirmou.
Nova Classe Executiva, Premium aprimorada e Econômica redesenhada
Na Classe Executiva, tanto no A380 quanto no Boeing 777, os passageiros encontrarão a última geração de assentos inspirada nos modelos S Lounge da Safran, já presentes na frota A350 da Emirates. O novo design privilegia privacidade, conforto e conectividade, com recursos como carregamento sem fio integrado, iluminação personalizável e telas 4K para acesso ao sistema ice.
A Premium Economy, que é uma das grandes apostas da companhia, será equipada com assentos Recaro de reclinação mecânica, couro premium, apoios de cabeça ajustáveis e uma tela de 13,3 polegadas. A cabine promete equilibrar luxo e acessibilidade, incorporando também carregamento no assento e novas comodidades.
A Classe Econômica receberá o modelo Safran Z400, mais leve e projetado para voos de longa duração. Entre os detalhes estão apoio de cabeça ajustável em oito posições e melhorias ergonômicas que aumentam o conforto dos passageiros.
Entretenimento e conectividade de nova geração
O novo sistema de entretenimento trará telas 4K OLED HDR10+, áudio espacial, Bluetooth integrado e carregamento USB-C de 67W em todos os assentos. O mapa interativo Arc 3D 4K proporcionará uma experiência imersiva de rastreamento de voo, enquanto a integração com o Skywards permitirá sugestões de conteúdo personalizadas com base nas preferências do viajante.
A conectividade Wi-Fi também será reforçada com a Starlink, garantindo navegação mais estável e rápida a bordo.
Expansão do programa de modernização
Anunciado inicialmente em 2021, com 120 aeronaves previstas, o programa foi ampliado para 191 aeronaves em 2024 e posteriormente para 219. Até o momento, 76 aviões passaram pelo processo de retrofit, que exige cerca de 22 dias para cada A380 e 18 dias para cada Boeing 777. O ritmo atual prevê a entrega de duas aeronaves reformadas por mês.

