BRL - Moeda brasileira
EUR
6,17
USD
5,33
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Onfly reforça apoio ao Programadores do Amanhã no Mês da Consciência Negra

Projeto Programadores do Amanhã registra impacto na renda de famílias e insere novos profissionais no mercado de tecnologia

No Mês da Consciência Negra, a Onfly, travel tech com operação voltada ao mercado corporativo, reforça seu apoio ao Programadores do Amanhã, instituição sem fins lucrativos que forma jovens negros e indígenas para carreiras em tecnologia. A discussão sobre representatividade no setor ganha relevância diante dos dados do Censo de Diversidade do setor TIC, que apontam que apenas 15,5% dos profissionais se identificam como pessoas pretas e 19,5% como pardas.

O envolvimento da Onfly com o projeto começou em 2023, a partir de uma iniciativa de Marcelo Linhares, CEO da empresa e foi ampliado ao longo de 2024. “Consegui continuar apoiando o projeto com muita satisfação porque também acredito que a educação seja o maior vetor de transformação social”, afirma o executivo.

Atualmente, a empresa conta com profissionais que passaram pelo programa. Entre eles está Ana Carolina dos Santos Silva, desenvolvedora front-end, que conheceu o Programadores do Amanhã ainda no Ensino Médio. Ela relata que a formação marcou sua trajetória. “Após o processo até entrar e as aulas, hoje posso dizer que lá eu aprendi programação, soft skills, hard skills, inglês e tínhamos até terapia. Foi um processo muito importante, um marco muito grande na minha vida”, conta.

Ana destaca que o projeto também contribuiu para seu desenvolvimento pessoal. “Não se trata de estar bem o tempo todo para conseguir fazer algo. Trata-se de seguir em frente apesar do que acontece. Se for preciso refazer a rota para chegar num resultado, é você refazer a rota”, compartilha.

Fundado em 2021, o Programadores do Amanhã já gerou mais de R$ 6 milhões em renda para jovens formados pelo programa. Segundo Cleber Guedes, CEO e fundador da instituição, o impacto nas famílias é imediato. “Com apenas um ano de formação, os jovens conseguem se empregar na área de tecnologia e, a partir disso, ter uma vida mais sustentável financeiramente. Os estudantes que se formaram e conseguiram emprego na área de tecnologia têm aumento de 150% na renda familiar”, afirma.

Além da formação técnica, a iniciativa oferece capacitação em inglês e outras habilidades consideradas essenciais para a inserção e progressão no mercado de trabalho.

Para a Onfly, apoiar iniciativas do tipo é parte de uma responsabilidade do setor. “Acho muito importante que as empresas de tecnologia entendam que também têm um papel social e de responsabilidade no sentido de amenizar as desigualdades, sobretudo no recorte racial, que existem no setor da tecnologia”, conclui Marcelo Linhares.

Mais informações sobre o Programadores do Amanhã e oportunidades de apoio estão disponíveis em programadoresdoamanha.org.br.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS