O maior complexo portuário do hemisfério sul, o Porto de Santos, receberá R$ 1,6 bilhão em investimentos para ampliar sua capacidade de movimentação de cargas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20) por Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, durante missão oficial em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O aporte ocorre após reunião do ministro com executivos da DP World, empresa responsável por um dos principais e mais modernos terminais privados multipropósito do país. O novo investimento se soma aos R$ 450 milhões já anunciados anteriormente. Com isso, o terminal deverá elevar sua capacidade para 2,1 milhão de TEUs até 2028, incluindo a ampliação de 190 metros no cais.
“Esses investimentos reforçam a modernização do setor portuário, ampliam a eficiência do porto e demonstram a confiança dos investidores no Brasil”, afirmou Costa Filho após o encontro com representantes da companhia. Durante a missão, o ministro também visitou o Porto de Jebel Ali, referência mundial em tecnologia e produtividade.
A segunda fase do projeto, recém-aprovada, inclui:
- construção de um novo píer de atracação;
- ampliação da retroárea com laje sobre estacas;
- melhorias no gate de acesso e nas áreas de inspeção;
- expansão da infraestrutura para cargas refrigeradas;
- novas estruturas de apoio operacional.
O pacote contempla ainda investimentos em equipamentos de última geração:
- 4 portêineres para atendimento de navios de grande porte;
- 15 RTGs, que aumentam a agilidade de movimentação de contêineres;
- 40 ITVs para reforço no transporte interno de cargas.
Todos os equipamentos seguem padrões internacionais de eficiência energética e sustentabilidade, alinhados à estratégia da DP World de redução de emissões.
Com a ampliação, o cais passará de 1.100 para 1.290 metros, reforçando áreas de exportação de celulose e a operação de contêineres. A conclusão das obras está prevista para agosto de 2025.
Preparação para receber navios New Panamax
A expansão permitirá ao Porto de Santos receber simultaneamente navios porta-contêineres da classe New Panamax, com capacidade de até 150 mil TPB e comprimento de 366 metros.
Segundo a DP World, os novos equipamentos contam com tecnologia de redução de consumo e emissões de gases poluentes, integrando o programa de descarbonização adotado pelo Governo Federal.
Visita técnica em Dubai
Na visita ao Porto de Jebel Ali, Costa Filho acompanhou operações e sistemas automatizados, incluindo o Boxbay, solução que multiplica a capacidade de armazenamento e movimentação com maior segurança.
“Se tem um lugar que impressiona quem trabalha com logística é Jebel Ali. Vim entender como essas inovações podem ampliar a capacidade do Brasil e atrair mais investimentos”, afirmou o ministro.



