Itapema, no litoral catarinense, prepara uma nova fase de expansão com investimentos que ultrapassam a casa dos bilhões e reposicionam o destino no mapa do turismo de alto padrão. No bairro Meia Praia, às margens do Rio Perequê, uma área antes pouco explorada se transforma em vitrine de inovação, lazer e luxo com projetos inéditos no país. Entre eles, o Píer Oporto, que abrigará o primeiro Hard Rock Café flutuante do mundo e uma roda-gigante de 60 metros, e o Charles II Yacht Royal Home, empreendimento residencial inspirado no design de um iate.
O Píer Oporto será um complexo turístico integrado à orla de Meia Praia e reunirá atrações culturais e gastronômicas. Com a instalação da roda-gigante de 60 metros e do Hard Rock Café sobre as águas, o projeto promete reforçar a imagem de Itapema como destino de lazer e entretenimento com apelo internacional.
A localização estratégica, próxima ao mar e conectada ao centro urbano, coloca o bairro como um polo emergente no litoral catarinense. A iniciativa acompanha o crescimento da cidade, que hoje ocupa o segundo lugar no ranking nacional de valorização imobiliária.
Arranha-céu inspirado em iate amplia fronteira do luxo
A poucos metros do píer, o Charles II Yacht Royal Home será um dos cinco edifícios mais altos do Brasil, com 252 metros de altura. O projeto da Gessele Empreendimentos foi concebido em parceria com a OKEAN Yachts e se inspira no iate OKEAN 80. Entre seus principais diferenciais, estão a garagem náutica privativa para mais de 100 motosaquáticas, áreas de atracação, quatro pavimentos de lazer e um rooftop com piscina de borda infinita e vista de 180 graus para o oceano.
Com VGV superior a R$ 600 milhões, as unidades terão metragens entre 217 m² e 221 m², além de penthouses de 439 m². Elementos do universo náutico são integrados ao projeto arquitetônico, reforçando a proposta de um residencial de alto padrão alinhado ao lifestyle marítimo.
A tradição da Gessele Empreendimentos em homenagear figuras da monarquia britânica segue presente no empreendimento, batizado em referência ao rei Charles II, que teve papel histórico na revitalização da Marinha Real e na criação dos iates oficiais da corte.
Transformação urbana guiada por investimentos privados
Para João Conhaqui, presidente da Gessele Empreendimentos, a consolidação dos projetos confirma a evolução natural da área às margens do Rio Perequê. “Quando comprei o terreno, há alguns anos, aquela área era pouco explorada apesar da sua beleza natural, nem jet passava pelo canal do Rio Perequê. Mas eu enxergava um potencial ali”, afirmou. Ele destaca que sempre acreditou que o local teria relevância estratégica para o futuro da cidade por sua ligação direta com o oceano.
“Imaginei que um dia ela se tornaria a ‘Barra Sul de Itapema’, uma referência à área mais cobiçada de Balneário Camboriú, conhecida pela concentração de marinas, arranha-céus de luxo e alto padrão de infraestrutura”, completou Conhaqui.
Segundo ele, a parceria com a OKEAN Yachts reforça o caráter exclusivo do projeto. “Foi a partir dessa visão que surgiu a ideia de fazer um projeto diferente de tudo que já fizemos e unir forças com a OKEAN Yachts, um estaleiro que compartilha conosco a mesma essência e a busca por exclusividade, design e inovação.” Conhaqui afirma que a transformação rápida da região comprova a vocação do local: “É uma confirmação de que aquele potencial estava ali o tempo todo, só precisava ser revelado”.
Novo polo turístico e imobiliário
Com a chegada dos novos empreendimentos, Itapema passa a disputar protagonismo com Balneário Camboriú, Florianópolis e Itajaí no turismo de alto padrão e na oferta de produtos náuticos. A combinação de obras icônicas, infraestrutura elevada e crescente valorização imobiliária indica que o litoral catarinense vive mais um ciclo de expansão, agora baseado em projetos que integram tecnologia, luxo e experiência turística.




