BRL - Moeda brasileira
EUR
6,17
USD
5,33
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Brasil celebra recorde de 8 milhões de turistas internacionais

Embratur instala “Turistômetros” no Rio e em Brasília e lança prêmio para reconhecer o setor

O Brasil atingiu, antes do fim de 2025, a marca histórica de 8 milhões de turistas internacionais. Para celebrar o resultado inédito, a Embratur e o Ministério do Turismo lançaram, nesta segunda-feira (24), uma campanha nacional acompanhada da instalação dos “Turistômetros”, painéis eletrônicos de cinco metros que exibem, em tempo real, a projeção de chegadas de visitantes estrangeiros. Os equipamentos foram instalados na Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, e na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Celso Sabino, ministro do Turismo, acompanhou a ativação do painel na capital federal e destacou o impacto dos resultados. “A liderança do presidente Lula no cenário internacional, sem dúvida nenhuma, é um ponto muito importante para alcançar esse número. Essa marca inédita é fruto de um trabalho sério e planejado junto com a Embratur e todos os agentes que têm colaborado com o turismo nacional”, afirmou. Para ele, o país vive um momento de destaque.

“Somos a bola da vez no cenário internacional”, frisa Sabino.

No Rio de Janeiro, o lançamento ocorreu no Museu de Arte do Rio (MAR), em cerimônia que reuniu representantes do trade turístico. Além da celebração dos 8 milhões de chegadas, o evento marcou o anúncio do Prêmio Embratur Visit Brasil, iniciativa realizada em parceria com a Revista Exame para reconhecer instituições e personalidades que fortalecem a imagem do país no exterior.

De acordo com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o resultado consolida um novo patamar para o setor. “Chegamos a 8 milhões de turistas internacionais entrando no Brasil. É mais um recorde histórico, um número espetacular. O Brasil, que nunca havia chegado a 7 milhões, caminha para atingir 9 milhões em um ano – um aumento de mais de 40% comparado a 2024”, declarou. Ele enfatizou o impacto econômico do crescimento: “O mais importante é a geração de emprego e renda.”

 Ana Carla Lopes, secretária-executiva do MTur, reforçou o efeito humano da conquista. “Esses 8 milhões são 8 milhões de histórias. São 8 milhões de pessoas que acreditaram na nossa capacidade. Confiança é tão importante quanto curiosidade na hora de escolher um destino”, disse. “Hoje, celebramos 8 milhões de pessoas que confiaram no Brasil”, pontua.

A participação internacional também foi destacada. Heitor Kadri, diretor do escritório regional da ONU Turismo para as Américas, celebrou o alinhamento institucional. “Hoje existe uma verdadeira união do Governo Federal em torno do turismo. Nesse ambiente de diálogo, a Agência das Nações Unidas para o Turismo passa a se somar a esse time de giants”, afirmou. Ele ressaltou o avanço do país: “O Brasil vem se posicionando de maneira internacionalmente contundente, algo essencial para o Turismo.”

Já Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio, lembrou a evolução dos últimos anos. “Não estamos apenas celebrando as conquistas, estamos celebrando uma jornada. A jornada de um país que despontou com muito vigor no cenário do turismo mundial”, afirmou. Segundo ela, o Rio reafirma “a vocação de receber o mundo”.

O Prêmio Embratur Visit Brasil reconhecerá ações realizadas entre 1º de novembro de 2024 e 30 de novembro de 2025. A premiação contemplará destinos, companhias aéreas, aeroportos, hotelaria e Convention & Visitors Bureaux que contribuíram para aumentar a visibilidade internacional do país.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS