O Brasil movimentou mais de 9 milhões de passageiros em voos domésticos em outubro de 2025, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). É o maior volume já registrado para o mês desde o início da série histórica, em janeiro de 2000. O resultado também coloca outubro como o quarto mês mais movimentado da aviação nacional, atrás apenas de janeiro de 2015, janeiro de 2020, ambos com 9,3 milhões, e julho de 2025.
Para Celso Sabino, ministro do Turismo, o desempenho dos voos domésticos reflete a disposição do brasileiro em viajar e os avanços de infraestrutura no país. “Os resultados reforçam que o brasileiro quer, cada vez mais, descobrir e conhecer tudo o que o país tem a oferecer”, declara.
“Também destaco a modernização dos nossos aeroportos e as obras de infraestrutura, que têm sido feitas em todo o território nacional para melhorar a vida dos brasileiros e que têm ajudado a deixar o país mais atrativo para os turistas internacionais”, acrescenta Sabino.
No segmento internacional, outubro também marcou recorde histórico, com 2,3 milhões de passageiros e alta de 9,3% em comparação ao mesmo mês de 2024.
Os dados da Anac indicam ainda que São Paulo mantém a liderança na conectividade aérea nacional. Entre janeiro e outubro de 2025, a rota São Paulo–Rio de Janeiro registrou 6 milhões de passageiros, seguida de São Paulo–Paraná (5,7 milhões) e São Paulo–Santa Catarina (4,9 milhões). O Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) segue como o terminal mais movimentado do país, acompanhado por Congonhas (SP), Brasília (DF), Confins (MG) e Campinas (SP).
Turistrômetro acompanha chegada de visitantes internacionais
A Embratur, com apoio do Ministério do Turismo, instalou turistrômetros em Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ) para acompanhar em tempo real a entrada de turistas estrangeiros no país. Em 2025, o Brasil já registra 8 milhões de visitantes internacionais, número que supera os resultados anteriores da série histórica.
Busca por viagens ao Brasil avança no final do ano
De acordo com levantamento da Booking.com, o Brasil foi o destino mais procurado globalmente entre viajantes que planejam viajar entre 20 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026. A procura aumentou 18% em relação ao mesmo período do ano anterior, reforçando a demanda por viagens de lazer no Natal e Réveillon.


