O Governo do Rio de Janeiro realizou nesta segunda-feira (24), em Roma, uma apresentação para agentes de viagens, operadores, companhias aéreas e representantes do trade italiano. A ação, conduzida pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e pela TurisRio, integra a estratégia de ampliar a presença do estado em mercados emissores com potencial de crescimento, como a Itália.
Logo no início do evento, foram destacados os sete voos semanais diretos Roma–Rio operados pela ITA Airways, considerados fundamentais para ampliar o fluxo turístico entre os dois países e reforçar o papel do Aeroporto Internacional do Galeão como porta de entrada para os 12 destinos turísticos fluminenses.
Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo, afirmou que a presença do Rio em Roma reforça a prioridade dada ao mercado italiano. “A Itália tem um vínculo histórico com o Rio e é um mercado de enorme potencial de crescimento. Trazer essa apresentação para Roma significa mostrar nossa diversidade, nossas experiências e a força do turismo fluminense, abrindo caminho para que mais italianos visitem não só a capital, mas também as vivências do nosso interior”, pontua.
Em 2025, levamos o estado para mais de 20 cidades no exterior, ampliando a conectividade aérea, fortalecendo a promoção do destino e reforçando o papel do Galeão como uma das principais portas de entrada do Brasil. Todo esse trabalho tem um objetivo claro: aproximar o Rio do mundo e transformar esse movimento em desenvolvimento para todas as regiões do estado”, declara.
A apresentação também detalhou a variedade de atrativos culturais, históricos, naturais e gastronômicos nas diferentes regiões fluminenses. O mercado italiano mantém ritmo de crescimento e já superou o volume total do ano passado: foram 30,0 mil visitantes em 2024, ante 32,5 mil entre janeiro e outubro de 2025.
Nicola Miccione, secretário de Estado da Casa Civil, afirmou que o avanço do turismo internacional é resultado de uma agenda ampla conduzida pelo governo. “O Rio de Janeiro vive o melhor momento do seu turismo em mais de 30 anos. Estamos investindo em segurança, infraestrutura e promoção para mostrar ao mundo que o Rio é muito mais do que um cartão-postal. O mercado italiano é prioritário, e nosso objetivo é ampliar essa conexão, gerando mais desenvolvimento, emprego e renda em todas as regiões do estado”, afirma.
De janeiro a outubro de 2025, o estado registrou quase 1,8 milhão de turistas internacionais. A Setur-RJ projeta ultrapassar, até dezembro, a marca histórica de 2 milhões de visitantes pela primeira vez. Segundo o governo, o crescimento é resultado de ações de promoção internacional, da ampliação da conectividade e do trabalho conjunto com o trade.
A missão em Roma integra a agenda de internacionalização da Setur-RJ, que neste ano incluiu países como Canadá, Estados Unidos, China e Emirados Árabes. Ao todo, mais de 20 cidades do exterior receberam ações promocionais do Rio de Janeiro em 2025, com foco em diversificar mercados e incentivar a interiorização turística nas 12 regiões do estado.



