O Rio Grande do Norte avança em sua estratégia de internacionalização com o anúncio do novo voo direto entre Natal e Montevidéu, operado pela Gol, a partir de 21 de março de 2026. A rota inédita amplia a oferta de conectividade com a América do Sul e responde a uma demanda crescente dos mercados emissores, especialmente do Uruguai. O estado registrou, nos últimos doze meses, um crescimento superior a 100% no fluxo de turistas latino-americanos, desempenho considerado decisivo para a ampliação da malha.
Em conversa com o Brasilturis, Raoni Fernandes, presidente da Emprotur, destacou que a nova rota tem impacto imediato na chegada de estrangeiros e eleva o patamar do destino potiguar. “Qualquer nova praça impacta quase que de imediato. E, nesse caso específico, é ainda mais especial, porque o Rio Grande do Norte cresceu mais de 100% em seu fluxo internacional da América Latina no último ano”, afirmou.
Com o lançamento, o estado passa a ter conectividade direta com três países: Argentina (via Ezeiza e Aeroparque), Uruguai (Montevideu) e, a partir de 30 de dezembro, Chile (com a estreia dos voos da JetSmart para Buenos Aires).
Raoni ressalta que o Uruguai sempre figurou entre os cinco maiores mercados internacionais para o turismo potiguar e vinha apresentando sinais de demanda reprimida por ligação direta. “Nada substitui o voo direto. O mercado uruguaio, principalmente Montevidéu, é exigente, acostumado a viajar e com alto potencial de gasto. São características que o Rio Grande do Norte sempre busca: quem deseja diversificar experiências, deixar mais recursos no destino e respeita nossa cultura”, explica.
Segundo ele, o crescimento registrado após o reforço de voos argentinos já indicava espaço para expansão no Cone Sul. “O incremento de voos via Buenos Aires ajudava, mas ainda havia um gargalo de conectividade. Montevidéu era uma demanda histórica das operadoras e agentes de viagens.”
Novas rotas e projeções
O voo Natal–Montevideu será operado aos sábados em três períodos do ano: 21/03 a 04/04, 04/07 a 25/07 e 05/12 a 26/12. A rota de ida parte às 16h20 e chega ao Uruguai às 21h20; o retorno deixa Montevidéu às 22h15, com chegada prevista para 03h35.
A Gol já avalia expansão da operação, caso a performance seja positiva. “A rota Natal–Montevideu é uma grande conquista. Aproximar distâncias e facilitar conexões é uma das missões da companhia”, disse Mateus Pongeluppi, vice-presidente Comercial da Gol.
Para Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, administradora do Aeroporto de Natal, a rota é resultado de um modelo de trabalho integrado. “A nova rota é consequência de uma estratégia conjunta entre o poder público e a iniciativa privada. Com uma boa performance, ela tem potencial de se expandir. Em menos de dois anos, já celebramos conquistas importantes.”
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destaca que o voo fortalece a política de ampliação da conectividade da região Nordeste. “Estamos aproximando o estado de um mercado estratégico, que é o Uruguai. Sem abrir caminhos para o visitante estrangeiro, o Brasil não teria alcançado a marca histórica de 8 milhões de turistas internacionais.”
Promoção e maturidade turística
Fernandes reforça que o voo é resultado direto dos investimentos em promoção internacional realizados nos últimos anos. “Sem demanda, não há oferta. O que motivou a Gol foi essa demanda pujante em Montevidéu. Mas também é parte da estratégia de posicionar o Rio Grande do Norte no mesmo ritmo de crescimento que o Brasil vem registrando internacionalmente.”
Atualmente, o RN conta com quatro destinos já considerados internacionalizados: Pipa, Natal, Genipabu e São Miguel do Gostoso. Outros dois seguem em processo de maturação para o mercado externo: Galinhos e o território do Seridó. “Galinhos, por exemplo, está exatamente nessa fase de internacionalização, amadurecendo produto e trade. E está sendo muito bem recebido no mercado internacional”, afirma.
Diversidade turística como motor da demanda
Com apenas 52,7 mil km², o Rio Grande do Norte reúne praias com diferentes formações geográficas, piscinas naturais, áreas de dunas móveis, ventos ideais para esportes e gastronomia de forte identidade. “O estado oferece muitas experiências em um único destino. Essa diversidade é decisiva para mercados que valorizam aventura, natureza e cultura — como Argentina, Chile e Uruguai”, avalia Raoni.
A governadora do estado, Fátima Bezerra, reforça que o novo voo é reflexo de investimentos sustentados nos últimos anos. “Estamos de braços abertos para acolher nossos vizinhos uruguaios e mostrar porque somos tão queridos. Essa conquista é fruto de trabalho em promoção, infraestrutura e segurança pública.”

