A Aviva foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como Empresa Carbono Neutro, após neutralizar 100% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) referentes às suas operações de 2024. A certificação é concedida pela O’green, consultoria especializada na gestão de emissões e validada pela ONU para o fornecimento de créditos de carbono. O anúncio ganhou destaque durante a participação da empresa em um painel promovido pela Resorts Brasil na COP 30, realizada na última semana em Belém (PA).
No encontro, dedicado ao tema “Transição do turismo para economia de baixo carbono: casos dos resorts brasileiros”, Neide Tavares, gerente de Sustentabilidade da Aviva, apresentou dados que evidenciam a evolução da companhia na redução de impactos ambientais e na adoção de soluções sustentáveis. A empresa é responsável por dois dos maiores complexos turísticos do país — Rio Quente Resorts, em Goiás, e Costa do Sauípe, na Bahia — além do Hot Park Rio Quente.
Avanços em energia limpa e redução de emissões
Entre os resultados apresentados, Neide destacou que, em 2024, foram instalados painéis solares na Estação de Tratamento de Esgoto própria do Rio Quente Resorts, garantindo 100% de autoeficiência energética a partir de fontes limpas. Na Costa do Sauípe, o avanço também foi significativo: houve redução de 5,64% nas emissões absolutas de GEE em comparação com 2023.
“Em 2024, foram instalados painéis solares na Estação de Tratamento de Esgoto própria do Rio Quente Resorts, conferindo-lhe 100% de autoeficiência em energia limpa. Já na Costa do Sauípe, houve uma redução de 5,64% nas emissões absolutas de GEE em relação a 2023. Tais resultados ressaltam a importância do monitoramento contínuo e das estratégias de gestão para a mitigação dos impactos ambientais”, comenta Neide.
A executiva explicou que o avanço é fruto de um trabalho contínuo de monitoramento e gestão, alinhado à Agenda ESG da empresa, que conta com metas estruturadas desde 2022. “Atuamos em duas grandes frentes: diminuição da emissão de gases de efeito estufa, por meio da adoção de soluções sustentáveis, e compensação das emissões, por meio da aquisição de créditos de carbono de projetos validados pela ONU”, destaca.
Ações estratégicas e metas para os próximos anos
A Aviva, que recebe mais de 2,2 milhões de clientes por ano em seus destinos e gera mais de 18 mil empregos diretos e indiretos, segue ampliando as medidas de descarbonização. Entre as iniciativas implementadas em 2024 estão:
substituição da gasolina por etanol nos veículos que circulam internamente nos destinos;
redução do uso de diesel em geradores;
diminuição do consumo de gás GLP e gasolina em maquinários e equipamentos;
expansão do uso da usina fotovoltaica de Rio Quente, que atualmente supre 25% da demanda energética do complexo.
Essas ações se somam ao compromisso assumido com o Pacto Global da ONU e com a Ambição 2030, que alinha os avanços ambientais às perspectivas de crescimento sustentável do grupo.
Relatório de Sustentabilidade consolida resultados
Os dados sobre emissões, compensações e demais avanços ambientais integram o Relatório de Sustentabilidade 2024, documento que reúne também as metas futuras da companhia dentro de sua Agenda ESG.

