BRL - Moeda brasileira
EUR
6,17
USD
5,33
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Itália torna obrigatório o uso de capacete em todas as pistas de neve

Nova regra nacional exige capacete certificado e prevê multas específicas para visitantes que descumprirem exigências de segurança nas montanhas italianas

A temporada de esqui na Itália começou com uma mudança relevante para quem pretende aproveitar as montanhas do país. Desde 1º de novembro, o uso de capacete tornou-se obrigatório para todos os praticantes de esportes de neve, incluindo esquiadores, snowboarders, tobogãs e até visitantes que fazem travessias curtas entre resorts. A exigência vale para qualquer idade e requer capacetes com certificação CE, indicador de que o item segue padrões europeus de saúde e segurança.

A medida encerra um processo gradual implantado pelo governo italiano nos últimos anos, primeiro para menores de 14 anos e, depois, para menores de 18. Agora, a regra é universal e prevê multas de até 200 euros e suspensão de passes de remontes por até três dias para quem descumprir as determinações.

Segundo Diego Clara, de Dolomiti Superski, região que inclui Cortina d’Ampezzo, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, a adesão já é elevada. “Acreditamos que 95% das pessoas já usam capacete”, afirmou. Ele reforçou que “está comunicando amplamente sobre a obrigatoriedade”.

A Itália se destaca por ser o único destino onde o uso de capacete é obrigatório para todos os praticantes. Outros países têm regras restritas a crianças e adolescentes, como Croácia e Eslovênia, que exigem o equipamento até os 14 anos; Áustria, onde a obrigatoriedade se aplica a menores de 15 anos em estados de maior tradição nos esportes de neve; e Polônia, que impõe a regra para menores de 16 anos.

Além do capacete, viajantes devem ficar atentos a outras normas de segurança. A legislação italiana exige seguro de responsabilidade civil, conhecido como public liability insurance, válido nas pistas. O descumprimento também resulta em multas imediatas. O país ainda estabelece limite de álcool de 0,50 por cento e adota tolerância zero para drogas. Comer em teleféricos ou em áreas de embarque pode gerar advertências das autoridades.

A Europa segue ampliando medidas de bem-estar em resorts de esqui. Na França, Les Gets proibiu fumar em toda a área de esqui em 2022. Em Ischgl, na Áustria, há uma regra incomum: desde 2016, usar botas de esqui entre 20h e 6h pode custar uma multa de até 2 mil euros.

O hábito de usar capacete já é comum entre esquiadores. Nos Estados Unidos, 90% dos praticantes utilizavam o equipamento na última temporada, segundo a National Ski Areas Association. Para a pequena parcela que ainda dispensa o acessório, a nova regra italiana encerra qualquer dúvida e pede apenas um ajuste simples na bagagem.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS