A Embratur participa, entre os dias 1º e 5 de dezembro, da Conferência Anual e Marketplace da Ustoa 2025, em Washington, DC, nos Estados Unidos. O evento é um dos mais importantes do setor de viagens dos Estados Unidos e representa para a Agência uma oportunidade estratégica de reforçar o posicionamento do Brasil no mercado norte-americano.
Na ocasião, a Agência apresentará destinos, produtos e experiências brasileiras, com foco tanto nos roteiros consolidados quanto nas possibilidades além dos cartões-postais tradicionais.
Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a participação na Ustoa permite também “identificar tendências, preferências de consumo e oportunidades para parcerias concretas, além de negociar ações conjuntas e inserções comerciais para os próximos anos. Essa ação amplia a presença do Brasil nos catálogos das principais operadoras dos EUA, responsáveis por moldar as escolhas de milhões de viajantes”, finalizou.
A Embratur também participará, na Conferência, do World Bazaar, onde terá um espaço dedicado à plataforma de capacitação Brasil Travel Specialist, lançada pela Agência com versão em inglês para formar agentes norte-americanos especializados no destino Brasil. A estratégia deve transformar a experiência lúdica em porta de entrada para conversas e negociações mais profundas sobre produtos turísticos brasileiros.
Ações
A presença na USTOA encerra um ano de ações da Embratur no mercado dos Estados Unidos, que envolveram famtours, press trips, eventos promocionais, a Galeria Visit Brasil Pantanal 2025 em Nova Iorque, o Roadshow Brasil DNA e participações em feiras do setor.
A atuação contínua vem reforçando o relacionamento com operadores, agentes e formadores de opinião em um momento de retomada da obrigatoriedade de vistos para turistas norte-americanos, tornando ainda mais importante o trabalho de posicionamento e qualificação da imagem do Brasil.
Além da Embratur, o Brasil contará com a participação de outros membros associados da Ustoa, como a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, o Visit Iguassu e DMCs como Blumar Brazil e Compass Brazil. A presença conjunta fortalece a construção de um ecossistema integrado de promoção internacional, ampliando a competitividade do Brasil no mercado.
Ustoa
Com a participação na Conferência Anual e Marketplace da Ustoa 2025, a Embratur reforça seu compromisso com a ampliação da conectividade, a geração de negócios e a construção de parcerias estratégicas que contribuam para o aumento do fluxo de visitantes dos Estados Unidos e para o fortalecimento do turismo brasileiro nos próximos anos.
A United States Tour Operators Association (Ustoa) reúne algumas das maiores e mais respeitadas operadoras de turismo do planeta. As empresas membro movimentam cerca de US$ 19 bilhões em receitas anuais e levam aproximadamente 9,8 milhões de viajantes a destinos em todo o mundo, seguindo rígidos padrões financeiros e de governança.
Norte-americanos no Brasil
O mercado estadunidense possui características que reforçam sua relevância estratégica para o Brasil. Em 2024, foram aproximadamente 142 milhões de viagens internacionais realizadas pelos americanos e mais de 728 mil turistas dos EUA vieram ao Brasil, o que representa 10,8% do receptivo total, mantendo o país como o segundo maior emissor ao Brasil. Em 2025, até outubro, já foram cerca de 614 mil turistas daquele país visitando os destinos brasileiros.
“Trata-se de um público exigente e de alto poder aquisitivo: o gasto médio supera US$ 3,6 mil por viagem. A preferência por sol e praia, segmento que representa 39% do interesse dos turistas desse mercado, se soma à busca crescente por experiências de natureza, aventura, cultura e vida selvagem, ampliando as possibilidades de promoção de destinos brasileiros ainda pouco explorados”, finaliza Freixo.

