O Alpen Park, em Canela (RS), anunciou a instalação de um novo trenó alpino, com estreia prevista para o primeiro semestre de 2026. O equipamento, produzido pela empresa austríaca Sunkid, será o primeiro modelo de trilho único em operação na América Latina. O investimento estimado é de R$ 10 milhões, e o embarque do equipamento está previsto para 9 de dezembro.
O novo trenó difere do modelo já existente no parque por operar sobre um único trilho, o que permite realizar o percurso individualmente ou em dupla, de acordo com peso e tamanho dos ocupantes. O trajeto terá 530 metros e cruzará a estrutura atual em quatro momentos. Entre os destaques está uma helix panorâmica, curva em espiral que proporcionará vista aberta da área do parque.
A capacidade operacional prevista é de 300 visitantes por hora. O projeto recebeu suporte de um engenheiro austríaco especializado no modelo. A área total da nova atração ocupará 20 mil m², incluindo trilhos, embarque, desembarque e dois pontos de alimentos e bebidas.
Expansão das atrações
A chegada do novo trenó marca a ampliação do produto que originou o parque em 2003, quando Renato Fensterseifer trouxe ao Brasil o primeiro trenó alpino. Atualmente, o empreendimento recebe cerca de 300 mil visitantes por ano e reúne 11 atrações.
Renato Fensterseifer Junior, que hoje dirige o parque, afirma que o novo equipamento reforça o posicionamento do empreendimento: “Graças à ousadia dos meus pais, criamos um parque realmente único para a região e hoje somos conhecidos como o ‘parque do trenó’. Agora, queremos abraçar ainda mais esse título com a chegada do trenó de montanha”, explica.
Com a instalação, o Alpen Park passa a ser o único parque do mundo com dois trenós que se cruzam e um dos dois, também globalmente, a operar dois modelos distintos de trenós alpinos no mesmo local. O atrativo está instalado em uma área verde de seis hectares.
O parque foi reconhecido pelo “Travellers’ Choice – Best of the Best”, da plataforma TripAdvisor, em 2024 e 2025.






