Ipojuca (PE) – Porto de Galinhas deu mais um passo na consolidação de sua presença no mercado internacional ao colocar a internacionalização no centro das discussões. Empresários, representantes do poder público e entidades setoriais reforçaram, durante coletiva de imprensa, que o destino vive um ciclo de maior exposição global, ancorado em novas rotas aéreas, ações promocionais no exterior e reposicionamento conjunto do Nordeste.
Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, destacou que 2025 foi um divisor de águas. Segundo ele, o destino mantém predominância do público nacional, que ainda responde por cerca de 80% das chegadas, mas viu o fluxo internacional crescer de forma consistente. “Até o ano passado, o mercado estrangeiro representava algo em torno de 10% a 15% dos visitantes. Este ano, chegamos a cerca de 20%. É um salto importante para poucos meses”, afirmou.
Eduardo Tiburtius, presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, explicou que esse movimento é resultado de anos de trabalho estruturado em feiras, workshops e famtours. Em 2025, os hotéis e o trade local participaram de mais de 40 eventos e receberam 49 famtours e fampress ao longo do ano. “Os grandes e médios empreendimentos conseguem rodar o Brasil e o mundo, mas o Visit Travel Show cumpre um papel fundamental de aproximar também pousadas menores e prestadores locais dos principais gerentes e diretores de produto das operadoras. É ali, na rodada de negócios, que muita coisa acontece”, ressaltou.

Do lado da promoção institucional, o diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, lembrou que o Brasil vive um momento inédito. De janeiro a outubro de 2025, o país ultrapassou a marca de 8 milhões de turistas internacionais, superando com folga o patamar histórico de 7 milhões. “Pela primeira vez em 59 anos de Embratur, chegamos a esse número. E não é uma conquista só nossa, é fruto da atuação coordenada com estados, municípios, associações e o trade. O desafio agora é transformar esse resultado em tendência, e não apenas em um pico de crescimento”, afirmou.
Bruno também citou o lançamento da marca Nordeste e do Plano Brasis como ferramentas para orientar a internacionalização da região. Segundo ele, o Nordeste já se apresenta ao mercado como um “Caribe brasileiro”, com cada estado reforçando seus diferenciais em sol e mar, cultura e gastronomia, mas jogando em bloco para ganhar competitividade frente a outros destinos globais.
“Porto de Galinhas é um case de sucesso, um modelo de governança e foco no receptivo que merece ser estudado. A Embratur está junto para continuar capitalizando demanda internacional para o destino e para Pernambuco”, ressalta bruno reis.






