A Air Canada promoveu, nesta quinta-feira (4), no Hotel Emiliano, no Rio de Janeiro, o pré-lançamento do voo direto Rio–Toronto, em parceria com o RIOgaleão, a Setur-RJ, o Visit Rio e a Embratur. O encontro reuniu autoridades governamentais e aeroportuárias, além de consolidadoras, agências de viagens de lazer e corporativas e imprensa especializada. O voo AC 084 decola dia 4/12 de Toronto, às 23h30 (hora local), com chegada prevista ao Rio às 12h05 de sexta-feira (5). Já o primeiro AC 085 deixa o RIOgaleão na sexta, às 21h.
Segundo Rocky Lo, Diretor Geral de Vendas dos Mercados Internacionais da Air Canada, “Este momento representa muito mais que apenas um novo ponto em nosso mapa de conexões. É a união de pessoas e culturas, entre os dois países, Brasil e Canadá, que tem uma relação profunda e duradoura de amizade. Temos orgulho de continuar a fortalecer nossa presença aqui no Brasil. Estamos reforçando os já existentes voos de São Paulo para Toronto, São Paulo para Montreal e São Paulo para Buenos Aires, Argentina, e a partir de amanhã à noite estaremos voando Rio de Janeiro para Toronto, abrindo um novo horizonte para lazer, negócios e intercâmbio cultural”.
Giancarlo Takegawa, Diretor Geral da Air Canada no Brasil, complementa que “Um voo da Air Canada não é só para o Canadá, é para os Estados Unidos – com rapidez na imigração americana quando ainda no Canadá e excelentes conexões. É também opção para a Europa, para a Ásia, com stop over gratuito no Canadá”.
O evento também contou com a participação do Cônsul Geral do Canadá no Rio de Janeiro, François Jubinville, que destacou: “Nossos laços bilaterais crescem a cada dia. No comércio e nos investimentos, o Brasil é o maior parceiro do Canadá na América do Sul. Mais de quinhentas empresas canadenses atuam aqui, e o Brasil é um dos principais investidores estrangeiros no Canadá. Nos últimos vinte e dois anos o Canadá tem sido o destino número um para brasileiros que estudam no exterior e mais de centro e trinta mil brasileiros chamam o Canadá de lar. Ano que vem Toronto e Vancouver sediam a Copa do Mundo da Fifa e sonho com um jogo de abertura entre Canadá e Brasil, ou melhor ainda, a final!”.
Para Alexandre Monteiro, CEO do RIOgaleão, “A conexão direta entre o Rio de Janeiro e Toronto representa mais um passo na expansão da nossa conectividade internacional. Esta rota que volta ao Rio aproxima ainda mais o Brasil do mercado norte-americano e fortalece o papel do RIOgaleão como porta de entrada do turismo e dos negócios. Entre janeiro e setembro de 2025 o Rio de Janeiro recebeu mais de 15 mil turistas canadenses, um crescimento de 31% em relação ao ano anterior. O RIOgaleão é um hub de 27 destinos domésticos e 6 destinos no cone sul. Estamos confiantes de que essa operação trará importantes ganhos econômicos para a cidade e para o estado”.
Sérgio Ricardo, Presidente do TurisRio, avalia que “A nova rota aérea representa uma grande oportunidade, pois o turista canadense, que tradicionalmente busca sol em destinos como República Dominicana e Cuba, agora tem o Rio de Janeiro como uma opção atrativa. Além disso, a crise mundial e a situação do mercado americano podem direcionar ainda mais turistas canadenses para o Brasil.”
Já Luiz Strauss, Presidente do Visit Rio, celebra o retorno da aérea à capital fluminense: “Somos uma iniciativa de empresas privadas, que visa promover a cidade do Rio de Janeiro globalmente. Cada voo internacional pode gerar 100 voos domésticos, e os turistas canadenses, conhecidos por estadias prolongadas e gastos significativos, trarão um impacto econômico diferencial para o estado”.
Philipe Karat, Coordenador de Transportes Modais da Embratur, reforça que “O mercado canadense de turismo cresceu 9% este ano, contribuindo para a celebração da Embratur de um recorde de 8 milhões de turistas, resultado da colaboração entre estado, cidade, associações privadas e aeroportos. A captação para este voo, que marca um momento especial após 11 anos, é fruto de um esforço conjunto desde 2016.”
Bernardo Fellows, presidente da Riotur, complementa: “A conexão direta entre Toronto e o Rio é uma vitória para o turismo da nossa cidade. Essa nova rota reforça o posicionamento do Rio como um destino estratégico para grandes companhias aéreas e amplia nossa presença no mercado internacional. Ao mesmo tempo, facilita a vinda de mais canadenses e viajantes de todo o mundo, que agora terão ainda mais acesso para conhecer nossa cultura, nossas belezas naturais e a energia única da cidade. É um passo importante para fortalecer ainda mais o turismo e impulsionar a economia carioca.”







