O Airbnb e a Embratur renovam e ampliam sua parceria estratégica com foco no fortalecimento do turismo internacional no Brasil. O novo memorando de cooperação, anunciado em 3 de dezembro, estabelece diretrizes para ações conjuntas em inteligência mercadológica, promoção turística e iniciativas culturais de base comunitária — com destaque para o afroturismo.
O acordo chega em um momento de forte expansão do turismo receptivo no país. Em 24 de novembro, o Brasil ultrapassou a marca de 8 milhões de visitantes estrangeiros em 2025, reafirmando sua posição como destino indispensável para viajantes interessados em cultura, natureza, gastronomia e experiências autênticas. Segundo relatório da ONU Turismo, o país lidera o ranking mundial de crescimento no número de chegadas internacionais, com alta de 42% em relação a 2024.
Cooperação estratégica para inteligência de mercado e promoção internacional
Para a Embratur, unir a expertise institucional à inteligência de mercado do Airbnb é fundamental para avançar na competitividade do país no exterior.
“Essa parceria vai nos permitir agregar à nossa estratégia de promoção do Brasil no exterior toda a inteligência de mercado do Airbnb. Nossas equipes técnicas vão trabalhar juntas, num plano de trabalho que nos permita mostrar ao mundo a grande diversidade de experiências de nosso país, atraindo turistas de todo o mundo, gerando emprego e novas oportunidades em todo o Brasil”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Agência.
A plataforma, que atua como importante complemento à infraestrutura hoteleira, reforça que o turismo se traduz em impacto direto nas economias locais. O fluxo de hóspedes impulsiona setores como alimentação, transporte, comércio e economia criativa, ao mesmo tempo em que permite que anfitriões diversifiquem renda de forma formalizada e sustentável.
Destinos brasileiros em alta e impacto global da marca
Em 2025, Florianópolis (SC) e Brasília (DF) já figuravam entre os 25 destinos em alta globalmente, segundo lista divulgada pelo Airbnb. Além disso, grandes eventos também ajudam a impulsionar o interesse por viagens ao país. Em maio, após o megashow realizado na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a plataforma registrou aumento expressivo nas buscas de viajantes internacionais — especialmente de origem argentina, chilena e norte-americana.
“A renovação da parceria entre Airbnb e Embratur reforça o compromisso da plataforma em impulsionar o turismo, inclusive internacional, no Brasil, colaborando ativamente para posicionar o país como destino de referência para viajantes de todo o mundo. O Airbnb se orgulha em facilitar a conexão de turistas internacionais às autênticas riquezas culturais brasileiras, e acredita que essa colaboração amplia as oportunidades de promover o Brasil globalmente, além de viabilizar projetos de empoderamento econômico das comunidades locais”, destaca Fiamma Zarife, diretora-geral do Airbnb para a América do Sul.
Afroturismo, comunidades locais e expansão de parcerias regionais
A colaboração entre Airbnb e Embratur já gerou frutos anteriores, como a Rota do Afroturismo no Rio de Janeiro, lançada em parceria com profissionais e organizações dedicadas ao tema. Parte do programa Rotas Airbnb, o conteúdo está disponível em português e inglês, promovendo narrativas históricas e culturais que valorizam a ancestralidade negra na cidade.
O Airbnb destaca ainda seu compromisso com iniciativas que conectam turismo e desenvolvimento comunitário. Nos últimos anos, a plataforma firmou parcerias com estados como Pará, Paraná e São Paulo, além de outras regiões brasileiras, para estimular práticas sustentáveis, integrar comunidades ao fluxo turístico e incentivar pequenos negócios locais.







