A Tap Air Portugal atingiu em 2025 um recorde histórico de passageiros transportados nas rotas entre Portugal e Brasil. Até esta quarta-feira (17), a companhia contabilizou 2 milhões de viajantes, número superior ao registrado em 2024, segundo dados da empresa.
O marco foi registrado com a chegada do voo TP51, proveniente de Lisboa, em Manaus (AM). A capital amazonense completou em 4 de novembro um ano da rota Lisboa–Manaus, retomada em 2024, que integra a malha da Tap entre a Europa e o Brasil.
“Este recorde na rota Europa–Brasil reflete a confiança dos passageiros na Tap e a importância do mercado brasileiro. Celebrar este marco em Manaus é simbólico, pois a rota Lisboa–Manaus reforça o nosso compromisso com a conectividade do Norte do país com a Europa”, afirma Carlos Antunes, diretor da Tap para as Américas.
Para Marcel Alexandre, presidente da Amazonastur, o resultado está diretamente relacionado à operação no Amazonas. “É uma satisfação celebrar, em Manaus, o alcance do passageiro de número 2 milhões de visitantes na rota Europa–Brasil, resultado do fortalecimento da ligação Lisboa–Manaus e de parcerias institucionais que ampliaram o fluxo de passageiros”, afirma.
Julia Orrico, diretora Comercial da Vinci Airports no Brasil, avalia que o crescimento das operações reflete o trabalho conjunto no aeroporto. “A presença e a ampliação das operações da Tap em Manaus evidenciam o potencial das conexões internacionais, especialmente com a Europa, como resultado da cooperação com o setor turístico”, destaca.
Desde o início da gestão do Manaus Airport pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede Vinci Airports, o terminal recebeu investimentos voltados à segurança, ao conforto e à qualificação dos serviços. De acordo com a concessionária, os resultados recentes indicam potencial de ampliação do fluxo de passageiros, principalmente nas ligações com a Europa.
Para marcar a chegada do passageiro que simbolizou o recorde, a Tap, em parceria com a Amazonastur e a Vinci Airports, realizou uma recepção no aeroporto de Manaus. O passageiro, David Pala, geneticista, recebeu 150 mil milhas bônus do programa Miles&Go.
“Fui informado de que sou o passageiro número dois milhões, o que considero um marco significativo. Esse número demonstra a força das conexões entre Portugal e o Brasil. É a minha primeira vez no Brasil e na Amazônia, e Manaus me impressionou”, conclui Pala.

