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Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MTur abre chamada para agências receberem turistas chineses em 2026

Inscrições para recepção de turistas chineses vão até 30 de dezembro e exigem registro no Cadastur e adesão ao Programa ADS China

O Ministério do Turismo (MTur) abriu chamada pública para agências de viagens brasileiras interessadas em receber turistas chineses no Brasil ao longo de 2026. A iniciativa está prevista no Memorando de Entendimento firmado em 2004 entre Brasil e China e renovado em 2024 pelo MTur e pelo Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China.

As inscrições devem ser feitas de forma on-line até o dia 30 de dezembro. De acordo com o acordo bilateral, cabe à parte brasileira designar ou recomendar as empresas nacionais responsáveis pela organização de viagens em grupo de visitantes chineses ao país.

Para participar do processo seletivo, as agências precisam ter registro ativo no Cadastur, declarar ciência dos termos do Memorando de Entendimento, aceitar o Termo de Responsabilidade e solicitar inscrição no Programa ADS China (Approved Destination Status).

O resultado da chamada pública será divulgado no dia 6 de janeiro de 2025, tanto no Diário Oficial da União quanto no site do Ministério do Turismo.

Na edição mais recente do programa, referente a 2025, foram credenciadas 333 empresas brasileiras para a recepção de turistas chineses. Até novembro deste ano, 94,4 mil visitantes da China estiveram no Brasil.

Aproximação com o mercado chinês

Na última terça-feira (16), o Brasil participou do 11º Fórum Global da Economia do Turismo (GTEF), realizado em Harbin, na província de Heilongjiang, na China. O evento reuniu cerca de 1,2 mil representantes do setor turístico de mais de 30 países e teve como foco a construção de diretrizes para a economia global do turismo.

A missão brasileira incluiu reuniões sobre a modernização do processo de concessão de vistos para cidadãos chineses e encontros com companhias aéreas da China para discutir a ampliação da conectividade entre os dois países. A agenda também abordou a articulação do Ano da Cultura Brasil–China, previsto para 2026, que deve orientar ações conjuntas entre os governos.

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