A Decolar, empresa líder em tecnologia de viagens da América Latina, avança na digitalização do atendimento ao cliente com o lançamento da Sofia por voz. A partir de agora, os contatos realizados por telefone passam a ser atendidos diretamente pela Sofia, a primeira assistente virtual de viagens com inteligência artificial generativa desenvolvida pela companhia.
“Com a Sofia por voz, elevamos a experiência a um novo patamar. A possibilidade de conversar de forma natural e sem esperas transformou o contato telefônico e aumentou o NPS em 10 pontos. É uma evolução que nos entusiasma, pois amplia nossa forma de acompanhar os viajantes de maneira mais simples, próxima e consistente em todos os nossos canais”, afirma Max González, diretor executivo da Decolar no Brasil.
A nova tecnologia amplia o acesso a um atendimento mais ágil e personalizado, eliminando filas de espera e permitindo que os clientes avancem em suas solicitações de forma mais fluida. Atualmente, a Sofia processa mais de 2.500 chamadas por dia e já contribuiu para a redução de 37% na necessidade de transferência para agentes humanos.
Quando a assistente identifica situações que exigem a atuação de um consultor, a ligação é encaminhada com um resumo automático que reúne o contexto do contato e o motivo da solicitação. Esse processo otimiza o tempo de atendimento e aumenta a precisão na resolução das demandas. Durante a conversa, a Sofia também pode enviar links via WhatsApp para dar continuidade aos processos, integrando canais e reforçando a estratégia omnicanal da companhia.
“Hoje, os usuários conversam com a Sofia como se fosse uma pessoa real. Eles se surpreendem, riem, agradecem ao final da ligação e valorizam a agilidade da experiência. Para nós, isso é o mais importante: estar presentes com soluções que tornem a viagem mais simples e conectada, desde o primeiro contato ao retorno para casa”, acrescenta Max González, diretor executivo da Decolar no Brasil.
Com a implementação da Sofia por voz, a Decolar reforça seu posicionamento como referência em inovação no setor de turismo e tecnologia, ampliando o uso de inteligência artificial para oferecer soluções centradas na experiência do usuário e integradas a todas as etapas da jornada do viajante.





