BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,42
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Número de turistas chineses no Brasil cresce 34% em 2025

País recebeu 94,4 mil turistas chineses entre janeiro e novembro, segundo dados da Embratur, que intensifica ações para 2026

O número de turistas chineses no Brasil cresceu 34% entre janeiro e novembro de 2025, segundo dados da Embratur. No período, 94,4 mil visitantes da China desembarcaram no País, ante 70,4 mil no mesmo intervalo de 2024. O volume também supera o total registrado ao longo de todo o ano passado, quando 76,5 mil chineses visitaram destinos brasileiros.

O avanço ocorre no contexto da retomada das ações da Embratur no mercado chinês, incluindo o retorno do Brasil à ITB China, uma das principais feiras de turismo do país asiático, realizada em 2025. A movimentação antecede o Ano da Cultura Brasil-China, programado para 2026, que deverá ampliar a agenda bilateral de promoção turística.

O Ano da Cultura Brasil-China é coordenado pela Casa Civil, pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério das Relações Exteriores, com participação da Embratur. A China é considerada o maior mercado emissor de turistas do mundo e figura como um dos mercados com maior potencial de crescimento para o turismo brasileiro.

Ao longo de 2025, as ações voltadas ao público chinês incluíram uma press trip com sete comunicadores do país asiático por São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Rio de Janeiro (RJ), no âmbito do projeto Connecting Cultures: Brasil–China 2025. A estratégia também envolveu parcerias com veículos de imprensa chineses e a assinatura de memorandos de entendimento com empresas do trade turístico local.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, afirma que o mercado chinês é prioritário no Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027. “O crescimento de turistas chineses no Brasil mostra que estamos no caminho certo. E ainda temos espaço para expandir nossa participação nesse mercado. Por isso, investimos de forma estruturada nessa aproximação, que será ainda maior em 2026”, declarou.

Além do retorno à ITB China, a Embratur firmou parcerias com canais chineses, lançou um site oficial em mandarim e ativou um escritório de relações públicas no país, com o objetivo de fortalecer a comunicação com a mídia e com o trade turístico local.

Acordos e capacitação no mercado chinês

Durante a ITB China, a Embratur lançou a plataforma “Brasil Travel Specialist” em mandarim. A iniciativa tem como objetivo capacitar agentes e operadores turísticos chineses, com treinamentos voltados a segmentos como natureza, cultura e gastronomia.

A participação brasileira na feira também resultou na assinatura de memorandos de entendimento que conectam a Embratur a empresas estratégicas do setor de turismo na China. Os acordos preveem planos de ação conjuntos voltados à promoção do Brasil, com foco em comunicação digital, intercâmbio cultural e apoio à comercialização internacional.

Ainda no evento, foram firmadas parcerias com um conglomerado chinês de tecnologia de viagens e com empresas especializadas em comunicação e marketing turístico. As iniciativas incluem ações integradas, uso de inteligência de mercado e estratégias digitais para ampliar o alcance da imagem do Brasil junto ao público chinês.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS