As viagens motivadas por competições esportivas vêm ganhando espaço no Brasil e consolidando o turismo esportivo como um segmento em expansão, com reflexos diretos na economia e na cadeia turística. Segundo dados do Ministério do Turismo (MTur), 40% dos viajantes entre 25 e 34 anos planejam deslocamentos nacionais ou internacionais com o objetivo de acompanhar eventos esportivos.
O levantamento citado pelo MTur aponta que o interesse por esse tipo de viagem tem crescido de forma contínua, impulsionado por grandes competições e pela mobilização de torcedores. Um dos exemplos citados é a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, quando o Brasil recebeu mais de 6,5 milhões de turistas estrangeiros. Já a Corrida Internacional de São Silvestre, realizada em São Paulo em 2024, contou com mais de 37 mil participantes de mais de 40 países.
Para João Paulo, diretor comercial de uma operadora de turismo, a tendência é de continuidade desse movimento. “A gente entende que esse crescimento é gradual, vai continuar acontecendo. Ainda tem muito espaço para crescer, o mercado vem em franco crescimento e ano a ano segue. A gente percebe isso em cada evento que a gente opera, que cada vez mais nós levamos mais turistas, atraindo mais interesse”, afirma.
O executivo acrescenta que a decisão de entidades esportivas em trazer eventos para o País contribui para fortalecer o segmento. “Uma vez que entidades tomem a decisão de trazer seus eventos e as outras percebem que o Brasil é um país em que operar o turismo esportivo é uma ótima ideia, esse crescimento vai continuar acontecendo de forma orgânica e gradual”, completa.
O profissional de educação física André Habib relata que o hábito de viajar para acompanhar jogos de futebol evoluiu de uma experiência pessoal para uma atividade profissional. “Eu comecei como torcedor devido ao amor ao meu clube de coração, porém isso se tornou um trabalho. Consequentemente, eu continuei essas viagens como profissional da área de jornalismo também, de comentarista de futebol. Isso me fez juntar o útil ao agradável”, relata.
De acordo com o MTur, o turismo esportivo impacta principalmente os setores de hotelaria e serviços, sendo considerado uma estratégia relevante para a economia do turismo. A pasta destaca ainda que o crescimento do segmento é liderado por gerações que buscam experiências associadas à vivência presencial de eventos esportivos, ampliando a circulação de turistas em diferentes destinos do País.

