A Azul Conecta, subsidiária da Azul dedicada à aviação regional e de negócios, encerrou 2025 com a marca de 350 mil passageiros transportados desde o início de suas operações, em 2020. Somente ao longo deste ano, 55 mil clientes utilizaram os voos da companhia, resultado que reforça o papel estratégico da aviação regional na ampliação da conectividade aérea no Brasil.
Entre as rotas mais movimentadas em número de passageiros em 2025, a liderança ficou com a ligação entre Confins (MG) e Jacarepaguá (RJ). Na sequência, aparece a rota Campinas (SP)–Jacarepaguá (RJ), evidenciando a relevância do aeroporto carioca para a malha da Azul Conecta. O ranking das cinco rotas com maior demanda é completado por Cuiabá (MT)–Aripuanã (MT), Manaus (AM)–Coari (AM) e Belém (PA)–Breves (PA), nessa ordem.
Os dados do ano também revelam particularidades da operação. O voo mais curto realizado pela Azul Conecta em 2025 foi entre Confins e Divinópolis (MG), com duração prevista de 45 minutos. Já o trajeto mais longo ligou Cuiabá a Aripuanã, ambos no Mato Grosso, com tempo estimado de 2h55. Divinópolis (MG), por sua vez, foi o destino que mais recebeu passageiros com pacotes adquiridos por meio da Azul Viagens, operadora de turismo do grupo.
Com frota composta por aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para até nove passageiros, a Azul Conecta se posiciona como a maior operadora mundial do modelo em número de horas voadas. A empresa completou cinco anos de atuação em agosto e tem como diretor-presidente Vitor Silva, piloto privado com 14 anos de trajetória na companhia.
“A perspectiva atual para a aviação regional em 2026 é bastante positiva. O Brasil já é o segundo maior mercado global de aviação executiva, com uma demanda crescente em regiões sem aviação regular. Com isso, buscamos ampliar nossa atuação com maior autonomia comercial e oferta de serviços a diferentes Clientes, além do objetivo de expandir o nosso portfólio que inclui operações regionais, consultoria e manutenção aeronáutica”, disse Vitor Silva, diretor-presidente da Azul Conecta.
Ao longo de 2025, a Azul Conecta também ampliou sua atuação no segmento de serviços especializados ao assinar contratos de licitação com a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia, voltados à prestação de serviços de manutenção da aeronave Cessna C208B Grand Caravan.
Outro avanço relevante foi a participação da empresa no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Azul e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A iniciativa tem como objetivo ampliar a eficiência dos processos de certificação de Examinadores Credenciados Seniores, prevendo a troca de conhecimentos entre pilotos e o fortalecimento do aperfeiçoamento técnico-operacional.
Atualmente, a Azul Conecta opera voos para 46 destinos em todas as regiões do país, com uma frota de 25 aeronaves. Apenas no primeiro semestre de 2025, foram realizados mais de 7,2 mil voos, com 31,3 mil passageiros transportados, incluindo localidades onde o acesso aéreo representa a principal alternativa à via fluvial.

