A Prefeitura do Rio de Janeiro e a Polícia Militar do Estado deram início, no sábado (3), a uma operação conjunta que define novas regras para o uso noturno do Arpoador, do Parque Garota de Ipanema e da faixa de areia e orla do posto 8 durante o verão. A iniciativa tem como objetivo reforçar a segurança, garantir a limpeza urbana e promover o ordenamento público em uma das áreas mais frequentadas da cidade, especialmente por moradores e turistas.
Com a operação já em funcionamento, a Pedra do Arpoador passou a operar com normas semelhantes às de um parque público, com abertura diária às 4h e fechamento às 21h. Entre 21h e 23h, equipes atuam na orientação do fluxo de saída dos visitantes. No período das 23h às 4h, o acesso fica restrito para a realização dos serviços de limpeza da Comlurb. A faixa de areia do Arpoador também passou a contar com limpeza mecanizada diária, preferencialmente entre 2h e 4h da manhã.
O Parque Garota de Ipanema, por sua vez, passou a ter fechamento diário às 20h, com controle de acesso realizado exclusivamente pelas entradas oficiais. A circulação no entorno é organizada por meio de pontos de controle e bloqueios operacionais da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que também atuam para coibir o uso de caixas de som, a realização de eventos sem autorização e o comércio ambulante irregular.
A Polícia Militar reforçou o policiamento na região com a atuação de batalhões de área, unidades especializadas, uso de drones, carro-comando e sistemas de videomonitoramento e reconhecimento facial. A operação conta ainda com atuação integrada da Guarda Municipal, da Comlurb e de outros órgãos municipais, com patrulhamento no calçadão, na faixa de areia e a instalação de um posto de comando no topo da Pedra do Arpoador.

