BRL - Moeda brasileira
EUR
6,28
USD
5,37
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Turismo cria 106,9 mil empregos formais no Brasil até novembro de 2025

Dados do Novo Caged mostram que o turismo respondeu por cerca de 5% do total de empregos formais no país em novembro

O turismo brasileiro criou 106,9 mil postos de trabalho formais entre janeiro e novembro de 2025, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Novo Caged, analisados pelo Ministério do Turismo (MTur). O desempenho confirma a relevância do setor na geração de empregos e na dinâmica da economia nacional.

Apenas no mês de novembro, foram abertas 15,6 mil novas vagas com carteira assinada em atividades diretamente ligadas ao turismo, resultado que colocou o período como o terceiro melhor do ano. O número ficou atrás apenas de abril, com 23,2 mil admissões, e fevereiro, com 22,7 mil postos de trabalho criados.

No acumulado de 2025, considerando todos os setores da economia, o Brasil registrou 1,67 milhões admissões formais. No recorte do turismo, o levantamento considera 57 atividades diretamente relacionadas à cadeia turística em todo o país.

Entre os segmentos do setor, Alimentação, Transporte Terrestre e Alojamento concentraram a maior parte das contratações. Juntas, essas atividades responderam por cerca de 82,5% das novas vagas abertas no turismo entre janeiro e novembro, o equivalente a 88,3 mil empregos formais.

Com esse resultado, o estoque de trabalhadores formais no turismo chegou a 2,43 milhões de pessoas em novembro de 2025, o que representa aproximadamente 5% do total de empregos com carteira assinada no Brasil. No mesmo período, a economia brasileira registrava 49,09 milhões pessoas ocupadas formalmente.

Em relação ao final de 2024, o número de empregados no turismo cresceu 4,3%, indicando a continuidade da expansão do setor ao longo de 2025, de acordo com a análise do MTur a partir dos dados do Novo Caged.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS