Com a chegada da temporada de verão, o setor de hotelaria intensifica a contratação de profissionais temporários e amplia as oportunidades para quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho. O movimento é impulsionado pelo aumento do fluxo turístico e pela realização de grandes eventos, que elevam a demanda por serviços de hospedagem e receptivo.
A hotelaria figura entre os principais vetores de geração de empregos no turismo do Rio de Janeiro. De acordo com o relatório Panorama da Empregabilidade na Hotelaria, do Observatório do Trabalho Carioca, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, os hotéis formais concentram quase 20 mil postos de trabalho apenas na capital fluminense, número que representa praticamente metade das 41,9 mil vagas do setor em todo o estado.
O levantamento também evidencia a característica sazonal do segmento. Cerca de 12% dos vínculos empregatícios na hotelaria são temporários, estratégia considerada essencial para absorver a demanda nos períodos de alta temporada. Além de atender às necessidades operacionais dos empreendimentos, esse modelo funciona como porta de entrada para trabalhadores em busca de experiência e qualificação profissional.
“O setor é um dos grandes empregadores da cidade e tem papel decisivo na geração de postos de trabalho e na formação de profissionais. A hotelaria oferece a milhares de jovens sua primeira oportunidade no mercado, incluindo oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência”, comenta Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO. Segundo ele, durante o verão, a maior demanda por contratações temporárias está concentrada em áreas como cozinha e restaurante, com vagas para cumins, stewards e garçons, além de oportunidades para camareiras e profissionais de recepção.
Nesse contexto, ações voltadas à empregabilidade ganham relevância. A feira Trabalha Rio Hotéis, promovida ao longo do ano pelo HotéisRIO e pela ABIH-RJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, reúne centenas de candidatos para a entrega de currículos e realização de entrevistas diretamente com os empregadores, tanto para vagas temporárias quanto permanentes.
Profissionais interessados em atuar no setor também podem cadastrar seus currículos no banco de talentos do HotéisRIO, plataforma que reúne perfis com ou sem experiência em hospitalidade e os disponibiliza para consulta dos departamentos de recursos humanos dos hotéis associados.





