A Europ Assistance Brasil anunciou a implantação das chamadas Áreas Protegidas em portos brasileiros, com a instalação de equipes médicas e ambulâncias UTI em terminais marítimos de alto fluxo, voltadas ao atendimento de passageiros de cruzeiros com seguro viagem da companhia.
O serviço posiciona unidades médicas dentro de portos estratégicos, com equipes especializadas para atendimento de emergências durante operações de embarque e desembarque. Segundo a empresa, a iniciativa tem como objetivo reduzir o tempo de resposta em situações médicas e dar continuidade aos protocolos iniciados a bordo das embarcações.
Além das unidades médicas fixas, a operação inclui ambulâncias UTI disponíveis no local, com equipes formadas por médicos, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde, para atendimento imediato e remoção de pacientes em casos críticos.
De acordo com Fabio Pessoa, diretor de Negócios Travel e Canais Digitais da Europ Assistance Brasil, “a presença direta da nossa equipe no ambiente portuário reforça o compromisso institucional da Europ Assistance de levar proteção onde ela é mais necessária. As Áreas Protegidas ampliam nossa agilidade operacional e representam um avanço importante na construção de um ecossistema de atendimento médico ainda mais integrado, eficiente e preparado para contextos de alta complexidade em parcerias com operadoras e agências que ofertam cruzeiro”.
A iniciativa foi estruturada para atender o período de maior movimentação entre novembro e fevereiro, quando dois navios parceiros podem atracar simultaneamente no mesmo porto. Nesses casos, mais de 7 mil passageiros podem circular ao mesmo tempo, todos com cobertura de seguro viagem da companhia.
Segundo Rodrigo Nicacio, diretor médico da Europ Assistance Brasil, “a disponibilidade de recursos avançados e equipes treinadas dentro do ambiente portuário representa um salto de qualidade na assistência ao viajante. Em emergências, cada minuto é fundamental para garantir a vida. Ter uma equipe apta para dar continuidade aos protocolos de atendimento iniciados ainda no navio reduz riscos e aumenta a chance de desfechos clínicos favoráveis”.
A Europ Assistance Brasil integra um grupo com atuação em mais de 200 países e territórios e afirma que as Áreas Protegidas passam a ser um dos eixos da sua operação voltada ao seguro viagem marítimo, em parceria com agências e operadoras de cruzeiros.

