BRL - Moeda brasileira
EUR
6,28
USD
5,37
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Compras internacionais crescem 25% em dezembro e impulsionam turismo

Dados da Visa apontam alta nas transações globais de brasileiros e avanço do gasto de estrangeiros no Brasil no fim de 2025

A Visa encerrou a temporada de festas de 2025 com resultados positivos no Brasil, impulsionada pelo aumento das compras internacionais e pelo fortalecimento do Turismo. Levantamento da Visa Consulting & Analytics (VCA) aponta crescimento de 25% nas transações internacionais realizadas por brasileiros em dezembro de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024, com destaque para compras online em sites estrangeiros.

O movimento reflete uma maior disposição do consumidor brasileiro para adquirir produtos fora do país durante o fim de ano, além da consolidação dos pagamentos digitais como meio preferencial nessas transações. Vestuário e serviços digitais lideraram as compras no e-commerce internacional, reforçando a tendência de consumo transfronteiriço no período de festas.

Turismo internacional em alta

O turismo também apresentou desempenho positivo no último mês de 2025. De acordo com a VCA, as transações realizadas por estrangeiros no Brasil cresceram 10% em dezembro, sinalizando o apelo do país como destino turístico internacional. Os dados indicam maior presença de viajantes provenientes dos Estados Unidos, França e Portugal, mercados relevantes para o turismo receptivo brasileiro.

Na outra ponta, as transações presenciais internacionais de brasileiros no exterior avançaram 25% no mesmo período. Estados Unidos, Portugal e Itália se destacaram como os principais destinos internacionais dos brasileiros em dezembro, evidenciando o fortalecimento das viagens ao exterior no fim do ano e a confiança no uso de meios digitais de pagamento durante as viagens.

Pagamentos digitais ganham espaço

A análise da VCA também mostrou crescimento no volume total de transações Visa em dezembro de 2025 em relação ao mesmo mês de 2024. No varejo físico, supermercados, postos de gasolina e restaurantes lideraram as transações presenciais, enquanto os pagamentos por aproximação registraram alta de 15%, consolidando-se como um dos principais vetores de conveniência e agilidade no consumo cotidiano.

Outro dado relevante é o comportamento de compra do consumidor brasileiro. Assim como em anos anteriores, as compras de fim de ano continuaram concentradas nos dias que antecedem o Natal. O dia 23 de dezembro foi o de maior volume de transações Visa em todo o ano de 2025, reforçando o hábito de decisões de compra de última hora.

“O fim de ano trouxe um aumento claro na atividade dos consumidores, com viajantes e compradores em todo o Brasil adotando pagamentos digitais seguros e sem fricção”, afirmou Javier Vazquez, vice-presidente sênior e head da Visa Consulting & Analytics na América Latina e Caribe. Segundo o executivo, a infraestrutura de pagamentos digitais da Visa tem papel central ao viabilizar conexões de consumo que vão além das transações tradicionais.

Os dados analisados pela VCA consideram transações realizadas no Brasil por meio da VisaNet entre 1º e 31 de dezembro de 2025, comparadas ao mesmo período de 2024, excluindo operações relacionadas ao Visa Direct.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS