Os ônibus de turismo e de fretamento deixarão de trafegar pela Ponte Internacional da Amizade a partir da próxima segunda-feira (19). A medida decorre de um acordo bilateral firmado entre Brasil e Paraguai, com participação de instituições diplomáticas dos dois países, e passa a valer em plena alta temporada de verão.
Com a nova regra, esses veículos deverão utilizar exclusivamente a Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu a Presidente Franco. No entanto, o tráfego será permitido apenas no período noturno, das 19h às 7h. Até lá, os ônibus têm prazo de cinco dias para continuar cruzando a Ponte da Amizade.
A Receita Federal, um dos órgãos responsáveis pela fiscalização na fronteira, informou que a decisão tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito na região, concentrando a circulação de veículos de grande porte na segunda ponte. O órgão orienta transportadores e operadores turísticos a cumprirem rigorosamente as novas regras.
Atualmente, a Ponte da Integração segue com circulação liberada apenas para caminhões e, agora, para ônibus de turismo e fretamento no horário noturno. A liberação total do tráfego para todos os tipos de veículos está prevista apenas para o fim de 2026 ou início de 2027.
A Ponte Internacional da Amizade é considerada a fronteira terrestre mais movimentada do Brasil, especialmente durante o período de férias, quando há aumento expressivo da circulação de ônibus turísticos entre os dois países.





