Os governos do Brasil e da Índia formalizaram um acordo de reciprocidade que amplia para 10 anos a validade dos vistos de turismo e de negócios para cidadãos dos dois países. A medida se aplica a portadores de passaportes comuns e simplifica o processo de obtenção dos documentos.
O acordo foi concluído após a troca de notas diplomáticas entre o Ministério das Relações Exteriores da Índia e a Embaixada do Brasil em Nova Délhi, finalizada nesta semana. Até então, o prazo máximo de validade desses vistos era de cinco anos.
No caso dos vistos de negócios, o documento permitirá múltiplas entradas, com permanência contínua de até 180 dias. Já os vistos de turismo também terão múltiplas entradas, com estada contínua limitada a 90 dias.
Segundo os termos do acordo, a ampliação da validade segue o princípio da reciprocidade diplomática. O governo indiano já encaminhou as orientações necessárias às suas representações consulares para a implementação da nova regra.
O novo regime de vistos entrará em vigor 30 dias após o recebimento, pela Índia, da nota de resposta do governo brasileiro, passando a valer oficialmente para cidadãos de ambos os países.





