A companhia aérea canadense WestJet anunciou o início de voos diretos entre Calgary, no Canadá, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), a partir de novembro. A rota contará com três frequências semanais e será o único serviço sem escalas entre o Oeste do Canadá e a América do Sul.
A operação será realizada com aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner. Com o novo voo, São Paulo passa a ser o 100º destino atendido sem escalas a partir de Calgary, principal hub da companhia.
“Nosso primeiro voo entre o Oeste do Canadá e a América do Sul marca o início de um novo capítulo na história da WestJet em Calgary”, afirma Alexis von Hoensbroech, CEO do WestJet Group. Segundo ele, a rota amplia a conectividade internacional da cidade e o alcance global da empresa.
São Paulo é um dos principais hubs da Latam, parceira estratégica da WestJet na América do Sul. Sujeita às aprovações governamentais, a companhia canadense prevê conexões para mais de 30 destinos no continente, incluindo Lima, Santiago, Buenos Aires, Rio de Janeiro e Montevidéu. A nova ligação também complementa acordos já existentes da aérea na região, como o codeshare com a Aeroméxico e o acordo interline com a Copa Airlines.
“A chegada da companhia aérea fortalece ainda mais nossa conectividade internacional e reforça nosso compromisso de expandir nossa malha aérea e oferecer novas opções de destino”, pontua Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.
Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a nova rota contribui para o posicionamento de Calgary como um ponto de conexão internacional. “Esperamos que este serviço incentive um comércio bilateral mais direto entre o Canadá e o Brasil, como produtos perecíveis sul-americanos, peças industriais e produtos farmacêuticos”, conta.
Segundo Freixo, também há expectativa de fluxo de cargas do comércio eletrônico asiático para a América do Sul via Calgary, a partir da ligação direta da WestJet entre a cidade canadense e Narita.
Os voos terão início em 8 de novembro de 2026. A partida de Calgary está prevista para 22h45, com chegada a Guarulhos às 15h35 do dia seguinte. No sentido inverso, o voo sai de São Paulo às 19h40 e chega a Calgary às 5h15. As passagens já estão à venda no site da companhia, sujeitas à aprovação governamental.
Com a entrada da WestJet, o Brasil passa a contar com quatro companhias conectando o país ao Canadá, considerando também as operações da Air Canada, a futura entrada da Air Transat e os voos cargueiros da CargoJet.

